conteúdo do menu
conteúdo principal
12/01/2016

Nova Petrópolis conclui delimitação de foco contra o vetor da dengue

Vigilância Ambiental em Saúde realizou delimitação de foco na Vila Germânia...

COMPARTILHAR NOTÍCIA

No dia 28 de dezembro de 2015 foram encontradas quatro larvas do mosquito Aedes aegypti em uma armadilha de monitoramento instalada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Germânia, em Nova Petrópolis. Após delimitação de foco em um raio de 300 metros de onde foram encontradas as larvas do vetor, constatou-se que Nova Petrópolis mantém condição de não infestada para o vetor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.

O trabalho da Vigilância Ambiental em Saúde de Nova Petrópolis consistiu em inspecionar 24 quarteirões, totalizando 319 imóveis que receberam as visitas dos agentes de saúde. Na ação foram eliminados 98 depósitos e 72 receberam tratamento. As equipes coletaram nove amostras totalizando 38 larvas e uma pupa. Os exemplares foram analisados no Laboratório de Entomologia da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e nenhuma amostra deu positiva para vetor.

“O Aedes aegypti é um mosquito doméstico, e apesar de não encontrarmos o vetor nesta operação é importante que estejamos sempre alerta para não deixarmos qualquer recipiente capaz de reservar água limpa em nossos pátios. A melhor forma de evitar a dengue e outras doenças transmitidas por esse mosquito ainda é eliminando seus criadouros”, disse o coordenador da Vigilância Sanitária e Ambiental em Saúde, Rafael Altreiter.

Manter caixas d’água fechadas, limpar calhas e ralos, colocar o lixo em local adequado, guardar garrafas em local coberto ou com gargalo para baixo, não acumular pneus ao ar livre, limpar os potes dos animais de estimação, manter as piscinas tratadas são ações eficazes para impedir o acúmulo de água e a proliferação do inseto. Os contatos para comunicar irregularidades e esclarecimentos devem ser realizados pelo fone (54) 3298-2665 ou pelo e-mail ambiental@novapetropolis.rs.gov.br.

 


Fonte:

Outras Notícias