09/06/2021

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis conclui a vacinação em escolas e avança para motoristas e pessoas de 59 anos sem comorbidades

Professores que ainda não receberam a vacina devem se dirigir aos postos de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social concluiu na manhã desta quarta-feira, 9 de junho, a vacinação de mais de 400 professores e outros funcionários das escolas. Profissionais da educação de Nova Petrópolis, ainda não vacinados, devem se dirigir aos postos de saúde para receber a imunização. Nesta quinta-feira, 10 de junho, tem início a vacinação do grupo de motoristas e pessoas de 59 anos sem comorbidades.

Nesta semana foram oferecidas 200 doses de vacina a professores e outros funcionários das Escolas Luiz Loeser, Frederico Michaelsen, Augusto Guilherme Gaedicke, Piá, Padre Werner, Bom Pastor, Padre Amstad, São José e Primero de Maio e Escola Otto Hoffmann (fotos). Na semana anterior foram vacinadas 220 pessoas em outras 10 escolas.

A Secretaria de Saúde orienta professores de outras instituições, ainda não vacinados, a se dirigirem aos postos de saúde. É necessário apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS, caderneta de vacinação (quem tiver) e comprovante de vínculo empregatício com a instituição de ensino. As salas de vacinação ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h.

Conforme dados da tarde desta quarta-feira, 9 de junho, Nova Petrópolis conta com 294 doses de vacina das marcas Covishield (Oxford/Astrazeneca/Fiocruz) e Comirnaty (Pfizer/BioNTech).

Na manhã desta quinta-feira, 10 de junho, tem início a vacinação do grupo dos motoristas e de pessoas de 59 anos sem comorbidades. Cada um deve buscar a vacina no posto de saúde de referência do seu bairro ou localidade, também de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h. Para os dois grupos é necessário apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e caderneta de vacinação (quem tiver). Além disso, os motoristas devem apresentar a CNH nas categorias C, D ou E.

A vacinação de motoristas e pessoas de 59 anos sem comorbidades seguirá conforme a disponibilidade de doses em cada posto de saúde.

Pessoas que receberam a vacina contra a Influenza H1N1 (gripe) há menos de 14 dias não podem receber a vacina contra a Covid-19 neste momento. Da mesma forma, quem tem sintomas gripais ou suspeita de Covid-19 precisa postergar a imunização.

A Secretaria de Saúde reforça a orientação de que, para facilitar a vacinação, é necessário ter cadastro junto ao serviço dos agentes comunitários de saúde. Quem não conta com este serviço deve buscar o cadastro junto à Secretaria de Saúde.

VACINAÇÃO NA ESCOLA OTTO HOFFMANN

A etapa que contemplou as escolas de ensino formal (municipais, estaduais e particular) foi concluída na manhã desta quarta-feira, 9 de junho, com a vacinação de 13 professores e funcionários da Escola Municipal Otto Hoffmann, no bairro Pousada da Neve. O prefeito Jorge Darlei Wolf visitou a instituição de ensino e acompanhou a aplicação das doses. O destaque da manhã ficou por conta da vacinação da professora Angela Ruscheinsky, do 1º ano do ensino fundamental, que optou por receber a vacina em sala de aula, diante dos alunos.

Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP