08/02/2021

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis começa a vacinar idosos acima de 85 anos nesta quarta-feira

Etapa de vacinação também contempla acamados com mais de 60 anos

O Município de Nova Petrópolis recebeu nesta segunda-feira, dia 8 de fevereiro, a quarta remessa de vacinas contra a Covid-19. São mais 400 doses da Coronavac, que serão utilizadas para vacinação de idosos de 85 anos ou mais e pessoas acamadas com 60 anos ou mais. A aplicação das vacinas nestes públicos começa às 8h desta quarta-feira, dia 10 de fevereiro.

Nesta etapa, as vacinas serão aplicadas em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) do Município. “Cada idoso deve ir receber a vacina no seu posto de saúde de referência. Ou seja, naquele posto de saúde em que ele sempre é atendido”, explica o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann. Para a vacinação, é preciso estar portando o documento de CPF e o cartão do SUS.

Já os idosos acamados com mais de 60 anos serão vacinados em suas casas. A Secretaria da Saúde já possui a lista completa de todos os idosos que estão nessa situação. “Essa lista foi elaborada através dos agentes comunitários de saúde, que possuem o cadastro de todos os acamados do Município”, afirma a secretária adjunta da Saúde, Crislei Gerevini. Para a vacinação dos acamados, as equipes das UBSs entrarão previamente em contato com as famílias. “É claro que não conseguiremos contatar todos eles no primeiro dia. Então pedimos um pouco de paciência com relação a isso”, acrescenta Crislei.

UBS CENTRO

Visando agilizar a aplicação das vacinas e evitar aglomerações, os moradores da região atendida pela UBS do Centro contarão com um serviço de drive-thru para a vacinação. Será na Rua Coberta, a partir das 8h desta quarta-feira, dia 10 de fevereiro. Os veículos entrarão na Rua Coberta pelo lado da Av. 15 de Novembro e sairão pela rua 7 de Setembro.

“É uma forma de vacinação em que as pessoas não precisam sair do carro. Mas atenção: esse serviço estará disponível somente para aqueles idosos que pertencem ao posto de saúde do Centro. Quem mora nos bairros e no interior deve ir ao posto de saúde onde sempre é atendido”, reforça o secretário Martim Wissmann.

A vacinação por drive-thru atenderá os idosos (de 85 anos ou mais) da área central em dois turnos diários até a sexta-feira, dia 12. O horário de atendimento na Rua Coberta é das 8h às 11h e das 13h30 às 16h. Neste período, os idosos desta área também poderão receber a vacina na UBS do Centro.