11/03/2022

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Nova Petrópolis celebra o Dia Municipal de Incentivo à Leitura e seus Mediadores

Leitores podem participar nas redes sociais utilizando a hashtag #leiaumlivroposteumafoto

Uma série de ações ao longo deste mês marcam o Dia Municipal de Incentivo à Leitura e seus Mediadores, celebrado em Nova Petrópolis no dia 12 de março. Entre as ações alusivas à data, está a campanha de engajamento com a hashtag #leiaumlivroposteumafoto. Através dela, os participantes fazem registros fotográficos durante a leitura e compartilham nas redes sociais. A campanha é uma realização da Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva.

Nesta sexta-feira, 11 de março, aconteceu a primeira atividade alusiva ao Dia Municipal de Incentivo à Leitura e seus Mediadores, com a distribuição de livros aos funcionários da Prefeitura e demais setores da Administração Municipal. As obras distribuídas pela equipe da Biblioteca Municipal e Departamento de Cultura são provenientes de doações e estão em duplicidade na Biblioteca.

Ação semelhante acontecerá neste sábado, 12 de março, na Praça das Flores. De hora em hora, a comunidade e os visitantes terão a oportunidade de receber livros e gibis provenientes da Biblioteca Municipal.

Pessoas que vivem em lares de idosos de Nova Petrópolis também terão a oportunidade de receber novos livros durante o mês de março. A partir desta segunda-feira, 14 de março, as sacolas com livros serão entregues nas instituições do Município.

Escolas, bibliotecas, livrarias, agências bancárias, comércio, indústrias e demais estabelecimentos estão convidados a fazerem atividades alusivas ao Dia Municipal de Incentivo à Leitura e seus Mediadores.

Desafio Literário 2022

Também em março, em alusão ao o Dia Municipal de Incentivo à Leitura e seus Mediadores, a Biblioteca Municipal lança o “Desafio Literário 2022”. Nele, os leitores são desafiados a cumprir uma lista, com diferentes classificações literárias.

Para comprovar a leitura, o usuário deverá realizar o empréstimo da obra na Biblioteca Municipal, em seu nome, e informar ao atendente que a obra fará parte do desafio. Quem completar o Desafio Literário até o dia 22 de dezembro de 2022 participará de um sorteio de brindes.

Lista de desafios:
Livro escrito por uma mulher;
Livro que virou filme;
Livro de escritor brasileiro;