09/09/2019

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Nova Petrópolis celebra o 7 de Setembro em Momento Cívico

Pronunciamentos e apresentação da Banda Marcial Municipal marcaram a cerimônia

O Momento Cívico realizado na Rua Coberta neste sábado, 7 de Setembro, reuniu autoridades Municipais, lideranças comunitárias, representantes de entidades, órgãos de segurança, equipes docentes, estudantes, integrantes da Banda Marcial de Nova Petrópolis, comunidade e visitantes. Pronunciamentos e apresentações da Banda Marcial marcaram a programação. O Desfile Cívico foi cancelado em função da chuva.

O prefeito Municipal, Regis Luiz Hahn, acompanhado pela esposa, primeira-dama Marion Spier Hahn, parabenizou os regentes e integrantes da Banda Marcial de Nova Petrópolis pelo excelente trabalho apresentado no Momento Cívico, enaltecendo que eles são motivo de muito orgulho para o Município.

“Nova Petrópolis pretendia mostrar suas potencialidades, suas riquezas e sua diversidade. Fazendo jus ao título de Cidade Educadora, que ostentamos com muito orgulho e trabalho. Mas, não foi possível em função da chuva. Agradeço a todos que se esmeraram e estavam prontos para apresentar o melhor na Avenida 15 de Novembro. Desejo que o fogo representado pela Chama da Pátria jamais permita que nossos sonhos se apaguem. Que as centelhas de todas as significativas Chamas que representam Nova Petrópolis – Chama Folclórica, Chama Crioula e a chama mais importante do esporte mundial, que recebemos em 2016 com passagem da Tocha Olímpica – perdurem e se fortaleçam, iluminando o caminho de todos nós”, declarou Regis Luiz Hahn em um discurso emocionado.

O secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz, falou sobre sua frustração com o cancelamento do Desfile Cívico. “Não podemos expor nossos alunos a desfilarem debaixo de chuva. Por outro lado, me sinto extremamente orgulhoso por estar à frente da Secretaria de Educação de Nova Petrópolis e, hoje, ver o excelente trabalho demonstrado pela Banda Marcial Municipal. Obrigado aos regentes, aos integrantes e também aos pais destes alunos, que são grandes apoiadores deste projeto”, parabenizou em um pronunciamento entusiasmado.

O secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares, discorreu sobre parte da história do General Osório, personalidade que motivou o tema Estadual da Semana da Pátria 2019. “O General Osório jamais foi derrotado em batalhas, lutou como ninguém pelo país. Muito do que temos hoje devemos a ele, como a erva-mate, por exemplo. Além disso, o General Osório tinha ideais. Nós também precisamos saber quais são nossos valores e ideais, devemos saber as causas pelas quais a gente luta”, disse Soares em um convite à reflexão.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores em Exercício, Rafael Lüdke, parabenizou os integrantes da Banda Marcial Municipal e o Poder Executivo pela iniciativa do projeto. O integrante do Conselho Municipal das Cidades Educadoras, Irineu Lasch, falou acerca do Movimento Cidades Educadoras, do qual Nova Petrópolis faz parte e que motivou o tema Municipal da Semana da Pátria 2019.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.

CRÉDITO DAS FOTOS: Kassandra Dorneles | Comunicação PMNP