11/11/2019

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Nova Petrópolis celebra irmandade com Emmelshausen

Cerimônia de assinatura reuniu mais de 100 pessoas no dia 9 de novembro

A primeira cidade alemã coirmã de Nova Petrópolis é Emmelshausen. A cerimônia de assinatura da irmandade reuniu mais de 100 pessoas no dia 9 de novembro, no Plenarinho da Acinp. O evento que une a cidade Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo com o Município situado na Região do Hunsrück, no estado alemão de Rheinland-Pfalz, contou com missa, momento solene e confraternização.

O prefeito de Nova Petrópolis em Exercício, Charles Paetzinger; a prefeita de Emmelshausen, Andrea Mallmann; o cônsul geral da Alemanha em Porto Alegre, Thomas Schmitt; o secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Roberto Staudt, e demais secretários e adjuntos da Administração Municipal; vereadores Municipais, integrantes da comitiva da Alemanha, comunidade e imprensa participaram da solenidade. A Banda Municipal de Nova Petrópolis deu tom à cerimônia.

Com um discurso em português e em alemão, o prefeito de Nova Petrópolis em Exercício, Charles Paetzinger enalteceu a importância de firmar a irmandade com uma cidade alemã que cultiva tradições e culturas similares. “Hoje vivemos um momento marcante para Nova Petrópolis que irá gerar acordos, facilitar novos investimentos e promover intercâmbios culturais. Agradeço a todos os envolvidos nessa conquista histórica para o Município”, destacou Paetzinger.

A prefeita de Emmelshausen, Andrea Mallmann ressaltou o sentimento de alegria por firmar essa irmandade com Nova Petrópolis e relembrou quando esteve na cidade pela primeira vez e como se sentiu em casa, mesmo a quilômetros de distância. O vereador responsável pela aprovação da irmandade na cidade alemã, em 2016, Alfred Muders apresentou características e dados de Emmelshausen para o público.

Emmelshausen divide com Nova Petrópolis diversas particularidades, além de estar localizada na região de onde saíram diversas levas de imigrantes que vieram para o Rio Grande do Sul. Relevo, cultura com ênfase em expressões de folclore e canto coral, a linguagem falada do dialeto alemão, a preservação do meio ambiente, o fomento do cooperativismo, arquitetura, entre outros, são algumas das características semelhantes entre as cidades coirmãs.

Nova Petrópolis também é coirmã de Jablonec nad Nisou, na República Tcheca; Sunchales, na Argentina, e de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O Município ainda está em tratativas para formalizar a irmandade com Sinop, de Mato Grosso, e com Füssen, da Alemanha.

Saiba mais em www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs e no Instagram @prefeituranovapetropolis encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.