27/08/2021

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis atinge 74% da população com primeira dose da vacina contra a Covid-19

Secretaria Municipal de Saúde reforça apelo para aplicação da segunda dose

Nova Petrópolis alcançou nesta sexta-feira, 27 de agosto, a marca de 74% da população vacinada com pelo menos uma dose contra a Covid-19. A primeira dose segue disponível para pessoas de 18 anos ou mais em todos os postos de saúde do Município. Já a aplicação da segunda dose totaliza 40% da população adulta. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social alerta para o número significativo de pessoas que não estão comparecendo para receber a segunda aplicação.

Conforme a mais recente atualização do Vacinômetro, 15.917 moradores de Nova Petrópolis já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. E 8.613 pessoas já receberam a segunda dose. Os números incluem 643 aplicações de dose única, da marca Janssen.

O avanço no percentual de cobertura da vacinação foi possível com a maior oferta de doses. Após um pedido formal da Secretaria Municipal de Saúde ao Governo do Estado, no dia 18 de agosto, no início desta semana Nova Petrópolis recebeu 3.228 doses de vacina da Pfizer/Biontech, todas destinadas à primeira aplicação.

“O Município fez este pedido ao Estado principalmente em função da alta procura pela vacina, que fez com que baixássemos as idades mais lentamente, mas que agora nos proporciona estes bons resultados gerais. E para que nossos resultados possam melhorar ainda mais, pedimos a todos que fiquem em dia com a vacinação, tanto a primeira dose quanto a segunda”, comenta o prefeito Jorge Darlei Wolf.

Depois de dois drives thrus realizados na terça e na quarta-feira, dias 24 e 25, o Município alcançou a faixa etária dos 18 anos. No dia 24 foram vacinadas 448 pessoas de 22 anos ou mais. Já no drive thru do dia 25, que contou com música de DJs do Núcleo Nova Petrópolis, a primeira dose foi oferecida a 674 pessoas, de 18 anos ou mais.

A primeira dose segue disponível para pessoas de 18 anos ou mais nos sete postos de saúde do Município. As salas de vacinação dos postos de saúde funcionam das 8h às 11h e das 13h30 às 16h.

ADESÃO

Os registros da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis indicam 88,6% de adesão para a primeira dose na faixa etária entre 18 e 59 anos. Conforme os registros, Nova Petrópolis tem 12.751 moradores nestas faixas etárias, dos quais 11.261 já receberam pelo menos a primeira dose ou dose única da vacina.

SEGUNDA DOSE

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social reforça o pedido para que a população compareça nas datas agendas para a aplicação da segunda dose. “Para garantir uma imunização eficiente, é muito importante que todos recebam as duas doses da vacina”, afirma a secretária adjunta de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini.

A vacinação contra a Covid-19 exige uma logística especial, já que as vacinas chegam em frascos com várias doses e o conteúdo tem prazo de validade de apenas algumas horas depois de aberto. “É por isso que alguns postos de saúde precisam trabalhar com agendamento. E fica muito mais difícil quando as pessoas não comparecem. Sempre há o risco de perdermos vacinas porque as pessoas que são esperadas simplesmente deixam de ir aos postos de saúde”, acrescenta Crislei.

Nesta segunda-feira, 30 de agosto, a segunda dose da Oxford/Astrazeneca/Fiocruz estará disponível nos postos de saúde para pessoas que receberam a primeira dose até o dia 14 de junho. Inicialmente, a segunda dose para este grupo estava agendada para o dia 6 de setembro. As salas de vacinação dos postos de saúde funcionam das 8h às 11h e das 13h30 às 16h.

Fotos do drive thru realizado na quarta-feira, 25 de agosto.
Crédito: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP