Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
Limpeza será feita no Arroio Paixão e no Arroio Pirajá, somando 12 quilômetros de extensão
O prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen, esteve em Porto Alegre na quinta-feira, dia 12 de junho, para assinar o Termo de Cooperação do programa Desassorear RS, na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano. O objetivo do programa é executar serviços de desassoreamento, limpeza de canais, córregos, rios e galerias de drenagem que foram afetados durante a enchente do ano passado. O programa faz parte do Plano Rio Grande e beneficia Municípios que decretaram emergência por causa das chuvas intensas do ano passado.
Em Nova Petrópolis, dois arroios foram contemplados pelo programa Desassorear RS. Um deles é o Arroio Paixão, que terá o serviço executado em um trecho de cinco quilômetros. O outro é o Arroio Pirajá, que receberá o serviço na extensão de dois quilômetros.
O ASSOREAMENTO
O assoreamento é o acúmulo de sedimentos, como argila, silte, areia, cascalho e resíduos orgânicos e inorgânicos depositados nos recursos hídricos superficiais, seja por eventos naturais, como no caso da enchente, ou pela ação humana. Este é um processo natural que pode ser intensificado com eventos climáticos extremos, o que faz diminuir a capacidade de retenção do volume de água no recurso hídrico. Quando ocorre, o assoreamento contribui para alagamentos, cheias e enchentes.
Crédito das fotos: Gian Baum | Comunicação PMNP