15/12/2021

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Nova Petrópolis anuncia alterações na coleta de lixo a partir de janeiro de 2022

Novo cronograma visa facilitar a separação do lixo reciclável e do lixo orgânico e rejeito

A Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e em parceria com a empresa Junges Soluções em Limpeza Urbana, implantará mudanças no cronograma de coleta de lixo a partir de 3 de janeiro de 2022. As alterações visam facilitar a separação do lixo reciclável e do lixo orgânico e rejeito.

Conforme o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Luiz Lüdke, a separação do lixo não vem ocorrendo de forma satisfatória, gerando a necessidade de reorganizar a coleta.

“Constatamos que a causa do problema é dupla: os moradores dizem que não adianta separar o lixo porque acaba sendo recolhido tudo e misturado no mesmo caminhão. Já a empresa que faz a coleta alega que os moradores depositam os dois tipos de lixo na frente das casas e que na hora da coleta não há como fazer a separação de todas as sacolas. Portanto, o nosso desafio é quebrar este círculo vicioso”, afirma Jorge Luiz Lüdke.

Para facilitar a separação, tanto para os moradores quanto para a empresa, a partir de 3 de janeiro de 2022, haverá um novo cronograma de coleta nos bairros. “A ideia é que passe apenas um caminhão em cada bairro por dia. Ou o caminhão do lixo reciclável, ou o caminhão do lixo orgânico e resíduos”, acrescenta o secretário.

Por conta da maior quantidade de lixo produzido, na Av. 15 de Novembro, no Centro e no Logradouro continuarão passando dois caminhões em alguns dias da semana.  O novo cronograma de coleta de lixo, válido a partir de 3 de janeiro de 2022, está disponível no site www.novapetropolis.rs.gov.br.

“Novas medidas relacionadas à coleta de lixo serão implantadas ao longo de 2022. Mas com essa primeira mudança, é muito importante que cada munícipe procure se informar e faça a sua parte, colocando na rua apenas o tipo certo de lixo de cada dia. Contamos com a colaboração de todos para aperfeiçoar a nossa coleta de lixo e assim ter uma cidade cada vez melhor”, finaliza o secretário Jorge Luiz Lüdke.

Lixo reciclável, orgânico e rejeito

O rejeito é a modalidade de lixo constituída por embalagens expostas a alimentos, o que impede a sua reciclagem. Por isso, estes itens devem ser descartados junto ao lixo orgânico.

Sem coleta de lixo nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente informa que não haverá coleta de lixo em Nova Petrópolis nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. O serviço será normalizado nas segundas-feiras após os feriados.

Confira o cronograma de coleta clicando aqui.