08/10/2021

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis adota protocolos regionais para o comprovante de vacinação

Medidas válidas para eventos, parques e competições esportivas entram em vigor no dia 8 de outubro

Nesta sexta-feira, 8 de outubro, a Prefeitura de Nova Petrópolis aderiu aos protocolos gerais obrigatórios da Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste), com base no decreto estadual Nº 56.120, passando a exigir a comprovação de vacinação contra a Covid-19 para o acesso a eventos, parques e competições esportivas. Com as novas regras regionais, que entram em vigor neste dia 8 de outubro, fica revogado o decreto municipal 165, de 17 de setembro de 2021.

Conforme o decreto estadual Nº 56.120 e os protocolos gerais obrigatórios da Amesne, a exigência de vacinação passa a ser aplicada a eventos infantis, sociais e de entretenimento; feiras e exposições corporativas e similares; auditórios, casas de espetáculos e de shows; parques temáticos, de diversão, naturais e outros; e competições esportivas.

A partir deste sábado, 9 de outubro, atletas, torcedores e organizadores do Torneio Reinício de Futsal precisarão apresentar comprovante de vacinação para acessar os locais dos jogos. Para os torcedores, segue obrigatório o uso de máscara.

A comprovação da vacinação poderá ser realizada através da caderneta física, de forma digital pela plataforma ConecteSUS, através de fotocópia e ou fotografia digital, desde que conste a identificação pessoal e os dados da vacina.

De acordo com o decreto estadual Nº 56.120, o cronograma para exigência de vacinação prevê as seguintes etapas:

- Pessoas de 40 anos ou mais: esquema vacinal completo a partir de 1º de outubro.

- Pessoas de 30 a 39 anos: primeira dose ou dose única de 1º a 31 de outubro e esquema vacinal completo a partir de 1º de novembro.

- Pessoas de 18 a 29 anos: primeira dose ou dose única de 1º outubro a 30 novembro e esquema vacinal completo a partir de 1º de dezembro.