conteúdo do menu
conteúdo principal
18/03/2022

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis adere ao Rede Bem Cuidar RS

Programa tem por objetivo qualificar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Desde o início de outubro, Nova Petrópolis adere ao Rede Bem Cuidar RS que integra o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde do Governo Estadual. Os objetivos do programa são realizar melhorias no atendimento à comunidade e o fortalecimento e capacitações das equipes de Saúde da Família nas Unidades Básicas de Saúde.

Cada município teve que elencar uma única equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) para o desenvolvimento das atividades da Rede Bem Cuidar. Vale destacar que em Nova Petrópolis, o modelo de Atenção à Saúde estabelecido é o da ESF, totalizando oito ESF’s no Município.

As ações estão acontecendo na UBS Centro onde está lotada a equipe da ESF Centro que atende cerca de 4.439 pessoas. A equipe é formada por uma enfermeira gestora do programa, um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, oito agentes comunitários de saúde, um dentista e um auxiliar de consultório dentário. A Rede Bem Cuidar de Nova Petrópolis é composta ainda por multiprofissionais da saúde, como nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga, fonoaudióloga e assistente social.

O Programa Estadual repassará recursos financeiros ao Município, a depender do cumprimento das metas estabelecidas, para o custeio e investimento em serviços e ações de saúde, que fortaleçam e qualifiquem o processo de trabalho da equipe. A secretária adjunta de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini, destaca que a intenção é estender ações e serviços do programa às demais ESF’s.

A cada ciclo, a equipe da Rede Bem Cuidar desempenhará ações específicas demandadas pela Coordenação Estadual do Programa. O primeiro segmento da população que está recebendo atenção do programa é a idosa, trabalhado temas que abrangem a “Saúde do Idoso”. A equipe segue fazendo cursos e capacitações a distância para aprimoramento das condutas.

 

Crédito da foto: Ana Paula Backes/Comunicação PMNP

Outras Notícias