30/08/2022

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis abre inscrições para o Serviço Família Acolhedora

Famílias interessadas no acolhimento temporário de crianças e adolescentes devem se dirigir ao Creas

Famílias de Nova Petrópolis interessadas em realizar o acolhimento temporário de crianças e adolescentes já podem se inscrever junto ao Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social). O Família Acolhedora, novo serviço da área de Assistência Social do Município foi lançado em um evento na tarde da segunda-feira, 29 de agosto, no Plenarinho da Acinp. Na ocasião foi apresentado o modo de funcionamento do novo serviço.

O Serviço de Acolhimento Família Acolhedora compõe a Política Nacional de Assistência Social, tipificado na modalidade das “proteções especiais de alta complexidade”. De acordo com a assistente social Jéssica Teles e a psicóloga Vanessa Acosta, responsáveis pela implantação do serviço em Nova Petrópolis, trata-se de uma medida protetiva, excepcional e provisória, voltada a crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente da família de origem.

“Em vez de ir para um abrigo institucional, essa criança ou adolescente é acolhido por uma família previamente preparada. Diferente de um abrigo, nessa casa será possível oferecer um cuidado individualizado, com ambiente familiar e mantendo vínculos com a comunidade”, explica a assistente social Jéssica Teles.

Após as inscrições, as famílias interessadas são submetidas a uma análise de perfil, por meio do qual ocorrerá o direcionamento em caso de demanda por acolhimento. Avaliado o perfil e as possibilidades de participação, a família é submetida a um período de preparação, no qual ficará apta a praticar o acolhimento em casos de necessidade.

Famílias de diferentes perfis e características podem se inscrever para o Serviço de Família Acolhedora. Um dos principais impeditivos é estar na lista de espera por adoção. “São situações que precisam ser tratadas separadamente, pois o acolhimento é temporário, e a adoção se pretende que seja definitiva”, acrescenta Jéssica.

Conforme a psicóloga Vanessa Acosta, durante o período de acolhimento, a equipe de acompanhamento atua em três frentes de trabalho, sempre visando o retorno à família de origem. “É feito um trabalho de acompanhamento com cada uma das famílias e também com a criança ou adolescente, que é a parte central de todo esse processo”, afirma.

Interessados em participar do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora devem ir ao Creas, situado na Rua Antonio Maria Faix, 428, no bairro Logradouro. O contato pode ser feito pelos telefones (54) 3281-8414 e (54) 3281-8493 ou pelo e-mail familiasacolhedoras@novapetropolis.rs.gov.br.

LANÇAMENTO OFICIAL
O evento de lançamento do Serviço de Acolhimento Família Acolhedora contou com a participação do prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf; do vice-prefeito e secretário de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann; da coordenadora de Assistência Social, Annita Haugg; e do promotor de Justiça Charles Machado Martins.

Após a abertura do evento por parte das autoridades, a assistente social Jéssica Teles e a psicóloga Vanessa Acosta fizeram o detalhamento de como funcionará o serviço em Nova Petrópolis.

A assistente social do Tribunal de Justiça do RS, Lívia Seeling Segui, apresentou o painel intitulado “O Serviço Família Acolhedora e sua relação com o ECA: A experiência de Caxias do Sul na implementação do SFA”. A cidade vizinha é uma das referências da equipe de Nova Petrópolis para a implantação do Serviço Família Acolhedora.

O evento foi encerrado com uma roda de conversa, na qual o público pôde tirar dúvidas e apresentar sugestões sobre o novo serviço.