08/04/2014

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Nota de Esclarecimento

...

A prefeitura municipal de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, comunica que não tem responsabilidade alguma na organização/realização da rodada válida pela Série Bronze do Campeonato Gaúcho de Futsal, realizada sábado, dia 05 de abril, no ginásio Frederico Michaelsen.
A ausência de policiamento motivou o atraso e cancelamento do jogo entre União Futsal e Passo do Sobrado por ordens da arbitragem, visto que o regulamento da Federação Gaúcha de Futsal não permite a realização de jogos sem a presença de policiamento. De acordo com informações da Brigada Militar de Nova Petrópolis, a Associação Esportiva União Nova Petrópolis de Futsal não solicitou a vistoria de segurança que deve ser feita pelo Comando Regional da Brigada Militar; ficando a BM local impedida legalmente de fazer o policiamento interno no ginásio, já que a vistoria que atesta requisitos mínimos de segurança não foi realizada. Segundo o comandante da BM, Tenente Milton Cesar Szimanski, esta obrigatoriedade é um desdobramento do Estatuto do Torcedor. “O responsável pela Associação Esportiva União Nova Petrópolis de Futsal entidade era sabedor de que não haveria policiamento, pois na sexta-feira à tarde eu o chamei na Brigada Militar para esclarecer isso; mesmo assim, ele manteve a realização da rodada. E enquanto não ocorrer a vistoria por parte do Comando Regional da Brigada Militar não haverá policiamento nas próximas rodadas”, declarou o Tenente.
A prefeitura incentiva a prática desportiva no Município com a realização de eventos próprios e por meio repasses financeiros às entidades devidamente constituídas para que estas possam efetuar melhorias em suas estruturas e/ou participar de eventos esportivos. No entanto, a logística, a arbitragem, o envio de ofícios às autoridades competentes, a organização e a realização destes eventos é de inteira responsabilidade da entidade.
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto previu em orçamento o repasse financeiro no valor de R$ 3 mil para a Associação Esportiva União Nova Petrópolis de Futsal, responsável pela equipe União Futsal. No entanto, o convênio ainda não foi firmado, pois o plano de trabalho, já aprovado, prevê a necessidade de repasse no mês de maio.