30/04/2014

Nota de Esclarecimento:

...

Em virtude de inúmeras manifestações nas redes sociais acerca do fechamento da Rodoviária de Nova Petrópolis, anunciado para o dia 1º de junho pelo atual administrador, a administração municipal traz a público esclarecimentos importantes.
A rodoviária não é uma responsabilidade do poder público e sim do DAER (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem). No entanto, existe total interesse público em resolver esta situação e a Prefeitura trabalha para encontrar o melhor caminho. Por iniciativa da administração municipal, inúmeras reuniões foram realizadas entre o poder público, o DAER, a iniciativa privada e empresários, principalmente os da rodoviária, em busca de uma solução diante do anúncio do fechamento da mesma. Outros encontros ainda serão realizados.
A inviabilidade financeira em manter a rodoviária, conforme números apresentados pelo atual administrador e notícias amplamente divulgadas pela imprensa local e regional, e diante de inúmeras exigência feitas pelo DAER para adequação da rodoviária de Nova Petrópolis, não houve interessados em participar da licitação para administrar a rodoviária local, que resultou inúmeras vezes deserta. Em virtude disso, a prefeitura acredita que as paradas padrões estratégicas sejam a alternativa para que os usuários não fiquem desamparados. Além disso, o governo municipal também entende a necessidade deste serviço, em virtude do potencial turístico e comercial do Município e, especialmente, pelos usuários da rodoviária.
O projeto para construção de paradas padrões pela cidade está sendo trabalhado. Locais de referência munidos de boas informações ao usuário e com um padrão arquitetônico condizente com o Município, são alternativas. Seguindo um bom projeto, o qual o Fundo de Turismo está disposto a ajudar a resolver em conjunto com o poder público, pode-se ter um resultado final excelente, a exemplo do que ocorre em muitos países.
O poder público municipal está trabalhando desde o início de sua administração para solução deste problema em conjunto com o órgão competente e a iniciativa privada. As paradas podem trazer um excelente resultado aos usuários de ônibus, desde que bem planejadas e executadas, como o poder público está articulando para que sejam. O desconforto inicial da mudança pode ser rapidamente substituído pela utilidade das paradas padrões e pela satisfação dos usuários.

Mais informações:
DAER (51) 3210-5002