conteúdo do menu
conteúdo principal
10/12/2013

Secretaria da Fazenda

Natal no Jardim da Serra Gaúcha terá teatro, canto e dança

Atrações prometem lotar a Rua Coberta de Nova Petrópolis, sábado e domingo...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
A programação do Natal no Jardim da Serra Gaúcha encanta a todos que prestigiam as atrações aos finais de semana, na Rua Coberta. As comemorações natalinas prosseguem neste sábado e domingo, dias 14 e 15 de dezembro. No sábado, dia 14, o Grupo de Projeção Folclórica Ana Terra apresenta o espetáculo “Estância Divina”. Domingo, 15 de dezembro, o público poderá conferir a Cantata dos Corais da FECORS, a apresentação dos coros do Projeto Meninas Cantoras do RS e do Ballet Candice Assmann, além da celebração do 3º Domingo de Advento, sob a responsabilidade da IECLB. As atrações iniciam às 20h, na Rua Coberta de Nova Petrópolis.
Sábado, 14 de dezembro, a programação inicia às 20h, no palco da Rua Coberta. “Estância Divina - Um novo espetáculo de Natal” tem como tema a cultura gaúcha e a tradição do Estado, evidenciando as comemorações natalinas aos olhos do gaúcho. Um espetáculo emocionante e puro, não direcionado ao marketing em que a sociedade transformou o Natal nos dias atuais. A história contada através da música, dança e narrações, privilegiadamente tem sua trilha sonora composta especialmente para o espetáculo, envolvendo o público em uma trama recheada dos usos e costumes do Rio Grande do Sul. A mescla de música ao vivo, coreografias elaboradas, figurinos, cenários e uma direção experiente dá ao espetáculo um algo mais, trazendo ao público uma novidade, que aliada a imagem do gaúcho, vem de encontro ao desejo do turista de vivenciar nossas tradições, despertando admiração e respeito pela cultura.
Encenado pelo Grupo de Projeção Folclórica Ana Terra, de São Francisco de Paula, o espetáculo “Estância Divina” foge ao senso comum e traz a fé e as crenças populares como ponto alto, contribuindo para revitalizar o turismo cultural, ligado às tradições gaúchas no Estado. A história se passa em uma estância, onde duas crianças, sob os cuidados de seus avós maternos, vivem o drama da doença da mãe. Através da fé das crianças, despertada pelas lendas recontadas desde infância de seus avós, recebem um aviso de “Nossa Senhora”, que os visita na estância. Uma grande surpresa os aguarda na noite de Natal, mas até lá tudo é mistério.
No domingo, dia 15, a partir das 20h, a programação do Natal no Jardim da Serra Gaúcha terá início com a celebração do 3º Domingo de Advento, sob a responsabilidade da IECLB. Logo após, o Coral Sagrado Coração de Jesus, de Novo Hamburgo e o Coral AABB Vida e Canto, de Encantado sobem ao palco da Rua Coberta. A apresentação é válida pela 42ª Etapa do Festival de Coros Adultos da Federação de Coros do Rio Grande do Sul (FECORS).
A partir das 21h de domingo, os coros do Projeto Meninas Cantoras da Serra Gaúcha – Vale Real, Bom Princípio, Nova Petrópolis e Novo Hamburgo – brilham na programação do evento. Cerca de 100 meninas apresentarão um repertório com músicas natalinas, MPB e canções de bandas consagradas. Segundo o Maestro Daniel Valadares, o concerto terá início com as Pequenas Cantoras da Serra Gaúcha, de Nova Petrópolis. Também sobem ao palco as Meninas Cantoras de Vale Real, Meninas Cantoras de Bom Princípio, Meninas Cantoras da Serra Gaúcha de Nova Petrópolis e Meninas Cantoras do Colégio Santa Catarina de Novo Hamburgo.
A programação de domingo encerra com o Ballet Candice Assmann. Trinta dançarinas de ballet clássico, de 03 a 14 anos, irão apresentar um trecho do espetáculo Alice no País das Maravilhas. O elenco tem aulas de ballet desde 2012, na Academia Corpo e Mente, em Nova Petrópolis.
Prestigie o Natal no Jardim da Serra Gaúcha e viva a magia do Natal em meio aos encantos de Nova Petrópolis. O Natal no Jardim da Serra Gaúcha é uma realização da Associação de Bandas e Conjuntos Musicais de Nova Petrópolis e prefeitura municipal de Nova Petrópolis. O evento conta com o patrocício de Piá e Sicredi. Banco do Brasil, Casa Cooperativa, Federação dos Coros do Rio Grande do Sul (FECORS), LPR e Associação Rota Romântica apoiam o Natal no Jardim da Serra Gaúcha. Mais informações no site www.novapetropolis.rs.gov.br. Acompanhe a cobertura fotográfica completa pela página de Nova Petrópolis no Facebook, acesse: https://www.facebook.com/novapetropolisrs.


Show de vozes e demonstrações de fé marcaram evento de Natal

A noite de sábado, 07 de dezembro, foi repleta de vozes na Rua Coberta. Os corais Domingos Zanonato da Escola Criança Feliz / Universos, de Sarandi, e Canta Lomba, de Novo Hamburgo, se apresentaram pela 37ª Etapa do Festival de Coros Infantis e Infanto-Juvenis da FECORS, no palco da Rua Coberta. Os jovens artistas interpretaram canções de nomes consagrados da música como Marisa Monte, ABBA e Legião Urbana, além de músicas natalinas e até uma música da trilha sonora do filme "Bravura Indômita".
As Meninas Cantoras de Nova Petrópolis se apresentaram na sequência, fechando a noite com um repertório bastante eclético. As 27 meninas, com idades entre 10 e 17 anos, apresentaram um repertório bastante variado. Sob a regência de Cristiane Ferronato e acompanhadas dos músicos Alexandre Fritzen da Rocha (piano e baixo), Leandro Kiekow (bateria e percussão) e Ezequiel Duarte (violão, baixo e guitarra), as meninas interpretaram desde canções como “Nothing Else Matters”, do “Mettalica” até canções natalinas.
No domingo, 08 de dezembro, a equipe ecumênica de Nova Petrópolis, composta pelas igrejas Católica, Assembleia de Deus, Cristianismo Decidido, IECLB e IELB promoveram demonstrações de fé durante a celebração do 2º Domingo de Advento, na Rua Coberta. Padre e pastores das igrejas também comemoraram o Dia da Bíblia, lendo mensagens inspiradoras para o público. O ponto alto da noite foram as músicas tocadas e cantadas por membros das igrejas no palco.
O berço do cooperativismo da América Latina foi novamente palco de emoções rodeadas pelo espírito de cooperação. Mais de 1.300 pessoas estiveram reunidas neste domingo, dia 08, para assistir a segunda edição do Natal Cooperativo, evento organizado pela Casa Cooperativa de Nova Petrópolis e as comunidades de Linha Imperial, Linha Brasil, Linha Araripe, Nove Colônias e Bairro Piá. Mais de 250 pessoas das localidades ensaiaram durante meses e realizaram suas apresentações no prédio da Caixa Rural de Nova Petrópolis, primeira sede própria da Sicredi Pioneira RS. O evento também contou com a participação das cooperativas escolares da região, que comercializaram seus produtos. O enredo do espetáculo misturou a magia do Natal com o viés cooperativo, através de sete anjos, representando os sete princípios do cooperativismo, que conduziram a mensagem natalina, fazendo analogia às pedras que encontramos no caminho e que devemos enfrentar.

Fonte:

Outras Notícias