17/11/2013

Natal no Jardim da Serra Gaúcha inicia em grande estilo

Show com Os Fagundes levou mais de sete mil pessoas à Rua Coberta...

O público lotou a Rua Coberta e Praça das Flores de Nova Petrópolis para prestigiar o espetáculo de abertura do Natal no Jardim da Serra Gaúcha. O evento iniciou em grande estilo com Os Fagundes, que apresentaram o show Natal Gaúcho em Família. Mais de sete mil pessoas fizeram coro aos clássicos riograndenses e temas natalinos com arranjos gauchescos. A presença do ilustre Nico Fagundes emocionou a plateia, que não poupou carinho e reconhecimento a um dos ícones da cultura tradicionalista.
Em sua terceira apresentação em Nova Petrópolis, Os Fagundes trouxeram no repertório clássicos riograndenses, como Guri – música vencedora da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana; o hino gaúcho Canto Alegretense, de Bagre e Nico Fagundes, que completou 30 anos em setembro passado. Eu sou do Sul, Céu Sol Sul Terra e Cor, Origens e Querência Amada foram algumas canções que também levantaram a plateia na abertura do Natal no Jardim da Serra Gaúcha. Canções que fazem parte do Natal dos Fagundes também foram apresentadas, como Bandeira do Divino, Noite Feliz, o hino Graças Dou e Ave Maria - na participação do convidado especial, Juliano Barreto.
Durante o show, Bagre e Nico Fagundes foram presenteados por um conterrâneo do Alegrete, que reside em Nova Petrópolis há anos. Nunes entregou uma camiseta dizendo “Não é para me exibir, mas sou do Alegrete”. Bagre Fagundes agradeceu a lembrança e disse que o conterrâneo Nunes foi muito feliz por escolher uma terra como Nova Petrópolis para viver.
O espetáculo Natal Gaúcho em Família agitou a plateia, que participou do show cantando e aplaudindo durante aproximadamente uma hora e meia. A importância da família, de celebrar a vida em família e de valorizar os familiares foi recado especial dos Fagundes no palco do Natal no Jardim da Serra Gaúcha.
O grupo Os Fagundes é composto pelo pai Bagre, os filhos Neto, Ernesto e Paulinho, e o tio Nico Fagundes. Completam o grupo os músicos Luciano Maia (acordeon), Lucas Esvael (baixo) e Marquinhos Fê (bateria).
O prefeito Regis Luiz Hahn abriu a solenindade de abertura do evento, que prossegue até dia 31 de dezembro, declamando a poesia "Mateando com a mamãe", de Odilon Ramos. “Para mim é uma honra enorme estar aqui hoje para darmos início a mais um grande evento em Nova Petrópolis”, resumiu o prefeito Lelo desejando boas vindas à comunidade e visitantes.
Neste domingo, 17 de novembro, às 20h, na Rua Coberta de Nova Petrópolis, a atração será o espetáculo A Magia do Natal, encenado por mais de 100 artistas locais. Na apresentação, a família da Epopeia dos Imigrantes – espetáculo encenado durante o 40º Festival Internacional de Folclore em 2012 – volta à cena para resgatar tradições e valores de família durante as comemorações natalinas. A apresentação terá aproximadamente 45 minutos de duração e envolve coral, banda, grupo de teatro e integrantes de grupos de danças.
Além da programação especial, que promete encher os olhos e o coração de todos durante os 14 dias do evento, a decoração natalina é um espetáculo à parte. Guirlandas, estrelas, bengalas e as tradicionais árvores de Natal são elementos explorados na decoração. As luzes natalinas também dão o tom ao cenário, iluminando a Praça das Flores, a Rua Coberta, a Torre de Informações Turísticas, o Pórtico, o Labirinto Verde e a principal Avenida de Nova Petrópolis.
Prestigie o Natal no Jardim da Serra Gaúcha e viva a magia do Natal em meio aos encantos de Nova Petrópolis. O Natal no Jardim da Serra Gaúcha é uma realização da Associação de Bandas e Conjuntos Musicais de Nova Petrópolis e prefeitura municipal de Nova Petrópolis. O evento conta com o patrocício de Piá e Sicredi. Banco do Brasil, Casa Cooperativa, Federação dos Coros do Rio Grande do Sul (FECORS), LPR e Associação Rota Romântica apoiam o Natal no Jardim da Serra Gaúcha. Mais informações no site www.novapetropolis.rs.gov.br. Acompanhe a cobertura fotográfica completa pela página de Nova Petrópolis no Facebook, acesse: https://www.facebook.com/novapetropolisrs.