16/01/2023

Município investirá R$ 840 mil para programações musicais ao longo de cinco anos

Novidade para este ano é a inclusão da Orquestra Jovem no contrato com a Associação de Bandas

A Prefeitura e a Associação de Bandas e Conjuntos Musicais de Nova Petrópolis celebraram em 2022 parceria para garantir apresentações e shows musicais no município, com a inclusão da Orquestra Jovem entre as atrações como a novidade para o acordo firmado neste ano. Ao todo, o Poder Público irá investir R$ 840.000,60 pelas atrações para os eventos ao longo de cinco anos. A assinatura foi realizada em outubro do ano passado, pelo prefeito Jorge Darlei Wof e o presidente da Associação, Mateus Kaiser.

Conforme explica a diretora do Departamento de Cultura, Cândida Maldaner, nos anos anteriores, o Município firmava contrato para prestação de serviços, porém, com a quantidade de apresentações, os valores trabalhados não cobriam totalmente os gastos. Para 2023, foi realizado, então, um processo licitatório para contratar uma instituição que pudesse oferecer os shows, exibições e apresentações artísticas, no qual a vencedora foi a Associação de Bandas e Conjuntos Musicais de Nova Petrópolis.

A parceria prevê uma exibição mensal da Banda, das Orquestras de Sopros e Jovem e de exibições artísticas, limitado a 60 de cada uma e 180 na soma de todos no período acordado. O contrato tem duração de um ano e entrou em vigor em 1º de novembro de 2022, podendo ser prorrogado por até 60 meses, com reajuste de valores.

Bandas históricas

Como conta a diretora Cândida, a Banda Municipal de Nova Petrópolis possui mais de 50 anos de existência, tendo sido fundada em 20 de setembro de 1971. “A Banda tem um formato big band, ou seja, se apresenta com um grande número de músicos, utilizando, principalmente, quatro tipos de instrumentos, podendo ser mais”, explica. Atualmente o grupo é regido pelo maestro Leandro Sudbrack.

Já a Orquestra de Sopros está ativa no município desde 1999 e conta com a participação de profissionais da música de Nova Petrópolis e de outras cidades da região. O maestro Lincoln da Gama Lobo é o regente responsável.

A Orquestra Jovem, formada por estudantes do município, nasceu a partir do projeto de Formação Musical mantido pela Prefeitura. O grupo foi criado em setembro de 2018 e conta com a participação dos alunos, que aprendem sobre a teoria musical nas aulas e podem exercitar o aprendizado com os instrumentos na Orquestra. “Com isso, pretendemos garantir a perenidade dos grupos e bandas musicais da nossa cidade e da região, com músicos capacitados”, destaca Cândida Maldaner.

Crédito das fotos: Francis Limberger e Mauro Stoffel/Comunicação PMNP