Secretaria de Administração
Documentos visam aporte financeira para práticas desportivas nas comunidades
A Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis firmou, no dia 6 de maio, dois termos de fomento com entidades do Município. As instituições beneficiadas foram a Sociedade Cultural e Esportiva Alegria, de Fazenda Pirajá – por meio de emenda impositiva, e a Sociedade Cultural e Esportiva Linha Araripe. Os documentos foram assinados no Gabinete Oficial pelo prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen, pelo vice-prefeito, Alexandre da Silva, e pelos presidentes das entidades. A secretária da Educação e Desporto, Caroline Andreia Kehl Matter; o secretário Municipal de Turismo e Cultura, Rodrigo Sangali; o diretor de Departamento de Atividades de Educação Desportiva de Nova Petrópolis, Luiz André Port, e os vereadores Jorge Luiz Lüdke e Tarcísio Brescovit também participaram do ato de assinatura dos Termos de Fomento.
O Termo de Fomento 056/2025, celebrado entre o Município e a Sociedade Cultural e Esportiva Alegria, representada pelo seu presidente, Lauro Ritter, prevê o repasse de R$ 10 mil, proveniente de emenda impositiva encaminhada pelo então vereador, atual vice-prefeito Municipal, Alexandre da Silva. O valor será investido no cercamento do campo de futebol da Sociedade Cultural e Esportiva Alegria, da Fazenda Pirajá, por meio aquisição e instalações de materiais para cercar uma parte do campo de futebol, e assim permitir a realização de jogos de futebol pela comunidade.
Firmado entre o Município e a Sociedade Cultural e Recreativa Linha Araripe, o Termo de Fomento 057/2025, foi assinado pelo prefeito Municipal e pelo presidente da entidade, Adélcio Fattori, e prevê o repasse de R$ 12 mil. O recurso será utilizado para aquisição de alvos, munição, recarga de gás para participação no Campeonato Municipal e Regional de Tiro ao Alvo no ano de 2025.
Entenda as Emendas Impositivas
Em julho de 2023, foi aprovada, na Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 001/2022, encaminhada pelo presidente da Casa Legislativa Municipal da época, vereador Alexandre da Silva. Com essa aprovação, o Poder Legislativo tem o direito a emendas individuais, destinando recursos do Município para determinadas obras, projetos ou instituições. As emendas parlamentares impositivas são parte do orçamento público, cuja aplicação é feita pelo Poder Executivo, mas indicada pelos vereadores.
Créditos das fotos: Kassandra Dorneles | Comunicação PMNP