29/04/2021

Secretaria de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação

Município e DNIT buscam definições para o acesso da Av. Ninho das Águias na BR-116

Obras de asfaltamento do último trecho da via que leva ao atrativo turístico estão em andamento

O prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, e o chefe da unidade de Vacaria do DNIT, Daniel Bencke, reuniram-se na manhã de quarta-feira, 28 de abril, para tratar de melhorias no acesso da Av. Ninho das Águias junto à BR-116. A via que dá acesso ao atrativo turístico Ninho das Águias está recebendo obras de asfaltamento no último trecho ainda sem pavimentação, que é justamente a ligação com a rodovia federal.

Além de técnicos do DNIT, a reunião contou com a presença da secretária municipal Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, Cristhie Lenz, e do secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, João Carlos da Silva.

Na avaliação do prefeito Jorge Darlei Wolf, com o asfaltamento completo da Av. Ninho das Águias, o fluxo de veículos tende a crescer ainda mais, o que requer atenção especial para o entroncamento da via com a BR-116, especialmente para as situações que envolvem conversões à esquerda. “É preciso pensar na segurança e não podemos esperar o asfalto ficar pronto para só então buscar o contato com o DNIT. Temos que dar andamento a isso desde já”, afirmou.

Daniel Bencke destacou o fato de o Município estar antecipando o planejamento destas melhorias e informou que, até o momento, o DNIT não teve acesso ao projeto de asfaltamento da Av. Ninho das Águias. De acordo com ele, além da segurança dos veículos e da funcionalidade do acesso, o planejamento precisa levar em consideração a rede pluvial, já que o asfalto novo fará chegar muito mais água às sarjetas da BR-116.

As primeiras adequações no acesso serão projetadas conjuntamente pela Secretaria de Planejamento e pelo DNIT. Em um segundo momento, o Município e o órgão federal trabalharão na elaboração de um projeto definitivo, que exigirá a busca de recursos.

Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP