01/04/2022

Secretaria da Fazenda

Município e Caixa renegociam contrato da operação de crédito Finisa

Novas condições de pagamento, com redução da taxa de juros, irão gerar economia de aproximadamente R$ 700 mil

O Município de Nova Petrópolis e a Caixa Econômica Federal concluíram a renegociação do contrato da operação de crédito Finisa, realizada em 2019. As novas condições de pagamento, com redução da taxa de juros, irão gerar uma economia de aproximadamente R$ 700 mil aos cofres públicos, sendo R$ 138 mil já em 2022. O projeto de lei que autoriza a assinatura de um novo contrato, com os termos da renegociação, foi enviado para a Câmara de Vereadores na quinta-feira, 31 de março.

“Desde 2021 estamos envolvidos em um intenso processo de revisão e renegociação dos termos contratuais dessa operação de crédito. Sempre acreditamos que as condições de pagamento eram pouco vantajosas para o Município. E foi assim que recentemente chegamos a um acordo com a Caixa”, detalha o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf.

A operação de crédito do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) foi contratada pelo Município de Nova Petrópolis em agosto de 2019, no valor de até R$ 14 milhões. O contrato da época previa taxa de juros de 4,5% ao ano, acrescidos do CDI, e com dois anos de carência e pagamento em 96 parcelas mensais.

A partir da renegociação, o juro passará a ser de 106,5% do CDI. Já o número de parcelas de pagamento passará para 108. Por fim, o Município obteve mais um mês de carência. “Pela taxa atual do CDI, que é de 11,65%, hoje estaríamos pagando juros de 16,15% ao ano, que é a soma dos 4,5% mais o CDI. Pelo novo contrato, o juro baixaria para 12,41% ao ano”, explica a secretária municipal da Fazenda, Ariane Cristina Berti.

Para efetivar a renegociação, o Município firmará uma nova operação de crédito com a Caixa, por meio da qual o primeiro contrato será liquidado. O novo contrato será no valor de R$ 9.379.443,37, uma vez que a Administração Municipal optou por não utilizar todo o valor disponível da operação de crédito.

Crédito da foto: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP