29/12/2022

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Município e Apae de Nova Petrópolis renovam convênio para 2023

Serão repassados R$ 364 mil para atendimento especializado às pessoas com deficiência

A Prefeitura e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Nova Petrópolis assinaram na quarta-feira, 28 de dezembro, em ato no gabinete do prefeito Jorge Darlei Wolf, a renovação do termo de fomento que garante o repasse de verbas para o custeio do atendimento especializado às pessoas com deficiência intelectual e múltipla no Município. Ao longo do ano de 2023, a entidade irá receber R$ 364 mil como repasse do Poder Público.

Durante a assinatura, o prefeito destacou a importância da instituição para as famílias e pessoas com deficiência da cidade, prestando um serviço de qualidade e humanizado. “É sempre uma notícia boa quando podemos informar que os repasses para a Apae estão garantidos para 2023. Contem com o Município”, afirmou Jorge Darlei Wolf.

O termo de fomento entre o Poder Executivo e a Apae foi assinado também pela secretária de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchiori Leal, pela diretora da Apae, Michele Stumpf e a vice-diretora Fabiana Haubert.

No documento está previsto o repasse de R$ 364 mil em 12 parcelas, sendo a primeira de R$ 80 mil paga já em janeiro de 2023, a segunda em fevereiro, com o total de R$ 25.818,30, e as demais nos meses subsequentes no valor de R$ 25.818,17 cada uma. A partir da assinatura, a entidade se compromete em utilizar o recurso nas despesas que constam no plano de trabalho aprovado pelo Município, devendo realizar a prestação de contas periodicamente.

O que prevê o termo de fomento

A parceria estabelecida visa oferecer melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência e suas famílias, com ações de inclusão social e em áreas como educação, mercado de trabalho e cidadania. Nas atividades oferecidas pela Apae está prevista a Escola de Educação Especial, com atendimento psicopedagógico e educacional especializado, aulas de educação física, salas especiais para receber os usuários, além da oferta de serviços de saúde em áreas como psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia.

Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP