conteúdo do menu
conteúdo principal
05/03/2021

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Município de Nova Petrópolis reforça estrutura de atendimento em saúde

Conjunto de medidas inclui contratações emergenciais e aquisição de equipamentos

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Diante do agravamento da situação da pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social está desenvolvendo uma série de ações que visam reforçar a estrutura de atendimento no Município. As medidas incluem a contratação temporária e emergencial de profissionais e a aquisição de equipamentos. 

O Município lançou editais para a contratação emergencial e temporária de três médicos clínicos gerais (um de carga horária de 40 horas e dois de 20 horas), dois enfermeiros e dois técnicos em enfermagem. 

O efetivo extra será direcionado prioritariamente ao Ambulatório Covid, que opera desde a segunda-feira, dia 1º de março, na Unidade Básica de Saúde do Bairro Piá. O posto de saúde atende casos de sintomas gripais, incluindo os suspeitos e confirmados de Covid-19, das regiões do Centro, Vila Germânia, Vale Verde e do próprio Bairro Piá. 

Conforme o vice-prefeito em exercício, Martim Wissmann, a seleção e contratação dos profissionais ainda está em andamento. “Por razões conhecidas de todos, está bem difícil encontrar profissionais de saúde disponíveis no mercado. Estamos enfrentando alguma dificuldade para preencher todas as vagas, mas vamos seguir tentando”, afirma.  

Na segunda-feira, dia 1º, a Câmara de Vereadores aprovou a abertura de créditos especiais no valor de R$ 14 mil para a aquisição de quatro bombas de infusão. Os equipamentos serão utilizados pelo Hospital Nova Petrópolis para mais uma ampliação do número de leitos clínicos destinados a pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. Atualmente a instituição conta com 14 leitos destinados à pandemia.

Nos finais de semana, é o Hospital Nova Petrópolis que faz o plantão de atendimento a pacientes com sintomas gripais e/ou suspeitas de Covid-19. Por conta do aumento na demanda, a Secretaria da Saúde está cedendo profissionais médicos e de enfermagem para auxiliar no atendimento do Hospital aos finais de semana.  

 

COMPRA DE VACINAS

Nesta quinta-feira, dia 4, a Administração Municipal de Nova Petrópolis apresentou à FNP (Frente Nacional de Prefeitos) a manifestação de interesse de adesão ao consórcio público para compra de vacinas contra a Covid-19. Havendo necessidade, ainda será buscada a autorização do Poder Legislativo Municipal. 

O vice-prefeito em exercício, Martim Wissmann, ressalta que a adesão é mais uma medida que visa garantir a vacinação o quanto antes. No entanto, ainda não há como tratar de resultados, como o número de doses que poderão ser adquiridas pelo Município através do consórcio. “Vacina é um artigo em falta no mundo todo. Então é muito difícil estimar números e datas. Até porque, de forma alguma, queremos criar falsas expectativas na população”, afirma Wissmann.

 

Outras Notícias