27/01/2023

Município capacita profissionais da educação infantil para a volta às aulas

Retorno nas escolas infantis está marcado para o dia 30 de janeiro e nas de Ensino Fundamental para 13 de fevereiro

A rede municipal de educação de Nova Petrópolis já está se preparando para o retorno às aulas em 2023. Os profissionais das escolas de educação infantil estão participando de capacitações desde quarta-feira, 25 de janeiro, que se encerram nesta sexta-feira, dia 27, e os que atuam nos educandários de Ensino Fundamental serão capacitados nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro.

De acordo com a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, os alunos voltam às salas de aula das escolas infantis no próximo dia 30, enquanto nas demais escolas o retorno está marcado para 13 de fevereiro. Em números, serão atendidos aproximadamente dois mil alunos na rede neste ano letivo.

“Vamos preparar nossos profissionais para que retornem às salas de aula munidos de todas as informações necessárias e tenhamos um ano letivo de muito sucesso”, destaca a secretária Gislaine Leal.

Conforme o calendário estabelecido, o ano letivo deve ser concluído em 15 de dezembro, tendo sido cumpridos 200 dias de aulas.

Capacitação da educação infantil

A preparação dos profissionais que atuam com crianças de quatro meses a quatro anos incompletos, nas nove escolas de educação infantil, teve início na quarta-feira, na Escola Otto Hoffmann, com aulas temáticas para técnicos e supervisores educacionais, auxiliares, volantes e diretores, merendeiras, monitores e auxiliares, organizada pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação e ministradas pelo Instituto Ivoti.

O primeiro encontro se estendeu durante todo o dia e começou com duas palestras, uma sobre “o olhar cuidadoso para a pessoa do professor”, com a psicóloga Andréia Reis, e outra que tratou do “olhar e a escuta na educação infantil”, com a pedagoga e doutora em Educação Katlen Grando.

Na quinta-feira, dia 26, as palestras se repetiram para técnicos e supervisores, auxiliares, volantes e diretores, além de monitores e outros auxiliares, e teve continuidade as aulas temáticas sobre documentação pedagógica e escrita de pareceres; a inclusão com práticas de auxílio; e a criação de contextos significativos, com os professores Katlen Grando, Rafael Kelleter e Letícia Streit.

Como encerramento, nesta sexta-feira, os educadores também assistiram a uma apresentação da Rede Intersetorial que atua na cidade contra situações de violência e abuso. Participam dessa Rede as secretarias de Educação e de Saúde e Assistência Social, Conselho Tutelar, Ministério Público, órgãos de segurança pública e outros órgãos e entidades envolvidas. “Foi esclarecido o objetivo do trabalho em rede, bem como sua importância, como forma de transformar esses profissionais em multiplicadores em seus setores”, afirmou Noeli Weber Hansen, que faz parte da coordenação pedagógica.

Como informou a Secretaria de Educação, essa preparação em três dias, tem o objetivo de capacitar os profissionais e as equipes diretivas para receber os alunos no próximo dia 30, quando retornam às aulas para o ensino infantil.

Ensino fundamental participará de formação

Já os profissionais das cinco escolas municipais de ensino fundamental, que atendem alunos da pré-escola até o 9º ano, irão participar de capacitações nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, prevendo o retorno às aulas no dia 13 do mesmo mês. O cronograma, horários e o local da formação ainda serão definidos e informados.

Novidades

Estão previstas algumas novidades para o ano letivo de 2023. Serão entregues à comunidade duas escolas, sendo uma nova em Linha Imperial e outra que está sendo ampliada na Vila Olinda.

Na Linha Imperial, a comunidade deve ver abrir as portas a nova Escola Municipal de Educação Infantil Professor Ênio Spier, que está em fase final de construção. O Município investe mais de R$ 1,7 milhão nessa obra, que irá beneficiar 80 alunos da região.

Já na Vila Olinda também está sendo concluída a ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Loeser, aumentando em sete salas de aula a estrutura do educandário, além de banheiros, escadarias, elevador e área de serviço. Para inaugurar essa escola a Prefeitura investiu mais de R$ 1,5 milhão e a previsão é que também seja entregue neste ano letivo.

Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP