05/01/2022

Município ativa poço artesiano no bairro Ninho das Águias

Água do local é utilizada para abastecer regiões que ainda não contam com rede pública

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizou na quinta-feira, 30 de dezembro, a ativação de um poço artesiano situado no bairro Ninho das Águias. A água retirada do local é transportada por caminhões-pipa e abastece regiões do Município que ainda não contam com rede pública. A gestão do novo artesiano é realizada pela Associação de Moradores do Ninho das Águias.

A ativação do poço e a saída da primeira carga de água foram acompanhadas pelo prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf; pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Luiz Lüdke; pelo diretor da Comissão de Água da Associação de Moradores do Ninho das Águias, Marcel Marsillac; e pelo comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis, Egon Deppe. A corporação atua no transporte de água potável.

O poço possui 570 metros de profundidade e vazão de 24 mil litros de água por hora. Desde o final de dezembro, um caminhão-pipa do Município está cedido ao Corpo de Bombeiros Voluntários, auxiliando na distribuição de água para as regiões que não possuem rede pública.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Luiz Lüdke, novas redes públicas de água serão instaladas em 2022, incluindo o bairro Ninho das Águias. “Na primeira etapa, a ser executada ainda em janeiro de 2022, em parceria com a Associação de Moradores do Ninho das Águias, o Município pretende instalar rede de água para 33 famílias no Canto Maciel. O poço ativado no dia 30 de dezembro tem capacidade para atender 110 famílias”, afirmou.

Crédito das fotos: Ana Paula Backes/Comunicação PMNP