16/03/2021

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Município amplia auxílios ao Hospital Nova Petrópolis durante a pandemia

Auxílios incluem repasse de verbas, cedência de profissionais, compra de equipamentos, medicamentos e insumos hospitalares

Com o aumento dos casos de Covid-19, desde janeiro a Prefeitura ampliou a linha de auxílios ao Hospital Nova Petrópolis. As medidas para fazer frente à pandemia somam-se aos aportes financeiros já realizados regularmente pelo Município. Entre os novos auxílios há um repasse financeiro extra, a cedência de dois profissionais, a compra e o empréstimo de equipamentos e também a participação na aquisição de medicamentos e insumos hospitalares.

Ao longo dos anos, o Município e o HNP mantêm parceria, cujos repasses anuais ultrapassam os R$ 5 milhões. Mesmo assim, em janeiro a Prefeitura fez um repasse extra de R$ 150 mil. “Era uma demanda do Hospital e este foi um dos primeiros projetos de lei que enviamos para a Câmara de Vereadores neste ano”, salienta o prefeito Jorge Darlei Wolf.

Diante do número maior de pacientes, em fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social disponibilizou um médico e enfermeiro para o atendimento no Setor Covid do Hospital aos sábados e domingos.

O Município também auxiliou o Hospital quando foi necessário ampliar o número de leitos clínicos, comprando quatro bombas de infusão, ao custo de R$ 14 mil, e emprestando mais cilindros de oxigênio.

Além disso, a Secretaria da Saúde participou da aquisição de diversos itens das linhas de medicamentos e insumos hospitalares, incluindo EPIs (equipamentos de proteção individual).

De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann, entre os medicamentos adquiridos pela Prefeitura estão os anestésicos, utilizados em pacientes graves, que precisam ser intubados. “Esse é um item que está encarecendo a cada semana. Compramos 140 ampolas, num investimento de quase R$ 24 mil”, destaca Wissmann.

“A Administração Municipal tem no Hospital Nova Petrópolis um grande parceiro, que reconhecemos e agradecemos sempre pela qualidade nos serviços prestados. Seguimos trabalhando para viabilizar novas oportunidades de auxílio, incluindo a busca por novas emendas parlamentares”, finaliza o prefeito Jorge Darlei Wolf.

Altas hospitalares no Setor Covid

Desde o início da pandemia, em março de 2020, até fevereiro de 2021, o Hospital Nova Petrópolis prestou 1.397 consultas médicas para pacientes suspeitos e confirmados da Covid-19.

Neste período houve 92 internações no Setor Covid do HNP. Do total de pacientes, 62 se recuperaram da doença e receberam alta no próprio hospital. Outros 25 precisaram de transferência para UTI e cinco foram a óbito.

Especificamente no mês de fevereiro, o mais movimentado da pandemia até o momento, foram 385 consultas médicas, 30 internações, com seis transferências para UTI e um óbito no Setor Covid do Hospital.