conteúdo do menu
conteúdo principal
03/03/2024

Monumento ao Bicentenário é inaugurado em Nova Petrópolis

Obra concebida em parceria com artista alemão fica no Esculturas Parque Pedras do Silêncio

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Aconteceu no sábado, 2 de março, a inauguração do Monumento “Umleitung” (Desvio, em alemão), no Esculturas Parque Pedras do Silêncio, em Nova Petrópolis. A obra, concebida em parceria com o artista alemão Hermann Josef Wilhelm, presta homenagem ao Bicentenário da Imigração Alemã, celebrado em 2024. 

O ato de inauguração foi acompanhado de uma comitiva de 19 pessoas da cidade alemã de Emmelshausen, corimã de Nova Petrópolis. O grupo veio ao Brasil para participar dos festejos do Bicentenário e do 69º aniversário de Nova Petrópolis. Entre os integrantes do grupo, estão o artista Hermann Josef Wilhelm e o vereador de Emmelshausen Alfred Muders. 

Entre as autoridades brasileiras, o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, o vice-prefeito Martim Wissmann, o diretor de Patrimônio da Secretaria Estadual da Cultura, Eduardo Hahn, e o proprietário do Esculturas Parque, Valmor Heckler. Além de representar o Governo do Estado, Eduardo Hahn integra a Comissão Oficial do Bicentenário no Rio Grande do Sul.

Antes do descerramento do monumento, os convidados ouviram uma mensagem ecumênica ministrada pelo pastor Leandro Born e acompanharam uma visita guiada ao parque, formado por dezenas de esculturas que retratam a imigração alemã na região. “Parabéns ao Esculturas Parque, por esse belíssimo evento, e também parabéns ao  Município de Nova  Petrópolis pelo forma que organizou os festejos do Bicentenário, sendo um exemplo aos demais”, afirmou Eduardo Hahn. 

Para o proprietário do Esculturas Parque, Valmor Heckler, a história bicentenária da imigração alemã é o personagem principal do atrativo turístico. “Sem a imigração, não haveria este parque”, disse. 

Já o prefeito de Nova Petrópolis destacou que um dos elementos principais da imigração foi o trabalho, visto que os imigrantes se estabeleceram em um cenário de muitas dificuldades e prosperaram. “É motivo de muita alegria para Nova Petrópolis fazer esta celebração e lembrar esses fatos do passado, tendo conosco a comitiva de Emmelshausen”, comentou. 

O vereador alemão Alfred Muders afirmou que os festejos terão continuidade em Emmelshausen, nos dias 24 e 25 de agosto de 2024, com a inauguração de um monumento em sua cidade. A obra ficará em uma das rótulas da principal avenida e terá o formato de uma bota, simbolizando a caminhada dos emigrantes quando partiram de sua terra natal. 

Junto com a inauguração, o Esculturas Parque promoveu o fechamento de uma “cápsula do tempo”, com diversos registros da atualidade. O material será recuperado no ano de 2049, após  25 anos. Uma apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein finalizou a cerimônia. O Monumento Umleitung conta com patrocínio da Sicredi Pioneira.

 

 

Crédito das fotos: Fotos 50mm/Vini Martins e Marcelo Farinha

 

Outras Notícias