05/03/2024

Monumento à Irmandade recebe placa em homenagem a Emmelshausen

Comitiva da cidade coirmã permanece em Nova Petrópolis até esta quarta-feira

O Monumento à Irmandade, em Nova Petrópolis, conta agora com uma placa em homenagem à cidade coirmã de Emmelshausen (Alemanha). O ato formal de descerramento da peça aconteceu na tarde da segunda-feira, 4 de março, na presença de autoridades locais e da comitiva de 19 visitantes de Emmelshausen, que estão no município para os festejos do Bicentenário da Imigração Alemã e o 69º aniversário de emancipação.

Situado na histórica Praça Theodor Amstad, em Linha Imperial, o Monumento à Irmandade presta homenagem a todas as cidades coirmãs de Nova Petrópolis. Desde a inauguração, em 2018, a obra continha referências a Jablonec nad Nisou, na República Tcheca, e Sunchales, na Argentina. Em 4 de março de 2024, Nova Petrópolis deu seguimento a este importante processo, somando ao monumento uma homenagem à cidade coirmã de Emmelshausen.

“Em meio aos festejos do Bicentenário da Imigração Alemã (1824/2024), Nova Petrópolis presta homenagem às origens alemãs e reforça os laços de fraternidade e união com a cidade coirmã de Emmelshausen”, é a mensagem que consta na placa, com escritos em português e alemão.

O ato de descerramento contou com uma mensagem do padre Delcio Miguel Reiter, que representou a Equipe Ecumênica do município. O presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, Alexandre da Silva, e o vereador Alfred Muders, de Emmelshausen, destacaram a importância da irmandade entre as duas cidades.

O prefeito Jorge Darlei Wolf salientou a importância da presença da comitiva de Emmelshausen em Nova Petrópolis, principalmente no contexto do Bicentenário da Imigração Alemã. “Nossas distâncias físicas deixam de existir quando construímos laços de união e fraternidade”, afirmou.

Após o descerramento da placa, a Administração Municipal prestou agradecimento ao casal Célia e Paulo Heylmann. Ela foi responsável pela organização da agenda da comitiva de Emmelshausen e pelo serviço de tradução nas visitas na cidade. Ele, quando vereador, foi o autor do projeto de lei que estabeleceu a irmandade entre Nova Petrópolis e Emmelshausen, no ano de 2019.

Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP