27/11/2015

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Mobilização Social Mais Cultura teve início na ACINP

Primeira oficina do processo de discussão sobre o Espaço Mais Cultura foi realizada dia 25 de novembro...

A Administração Municipal, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura e a Serrasul Eventos e Comunicação, promoveu a primeira oficina de Mobilização Social Mais Cultura. Aproximadamente 50 pessoas, entre elas o vice-prefeito Gregor Hermann, presidente da Câmara de Vereadores, Jerônimo Stahl Pinto e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Luciane Schommer, participaram do encontro. Realizada na noite de quarta-feira, 25 de novembro, na sede da ACINP, a oficina mobilizou entidades culturais, grupos organizados, poder público e comunidade para discutir sobre o uso, gestão, funcionamento e sustentabilidade do Espaço Mais Cultura, que está previsto para ser inaugurado em março de 2016.

Essa foi a primeira de 13 oficinas previstas no projeto de mobilização social, criado pelo Ministério da Cultura com o intuito de envolver moradores das cidades que contarão com o Espaço Mais Cultura. Nessa primeira etapa, a presidente do Conselho Municipal de Cultura e também representante da Serrasul Eventos e Comunicação, empresa que coordenará as oficinas, Luciane Schommer, apresentou o projeto arquitetônico do Espaço Mais Cultura e indicou os possíveis usos dele.

“É importante ressaltarmos que esse espaço vai oportunizar muitas formas de manifestação artística no Município. Essas oficinas servirão para discutirmos formas de utilizar e gerenciar essa nova opção no âmnito cultural em Nova Petrópolis”, explicou Luciane Schommer, que destacou ainda que o espaço contará com salão multiuso central, espaços para estudos com mesas e atividades com cerâmica ou materiais molhados; além de uma biblioteca no mezanino. A área externa também poderá ser utilizada para atividades culturais, sendo que uma parede lateral estará pronta para receber projeções audiovisuais.

Para o vice-prefeito Gregor Hermann, quando o espaço mais Cultura estiver concluído, Nova Petrópolis contará um local que vai potencializar seu veio cultural. “A Administração Municipal conseguiu tornar realidade a construção do Espaço Mais Cultura. É ótimo ver que os moradores abraçaram essa causa junto conosco e agora estão se reunindo para escolher como vão utilizar esse espaço”, disse Hermann.

A segunda oficina do processo de Mobilização Social Mais Cultura será realizada no dia 15 de dezembro, com início às 19h30min, na sede da ACINP. Na oportunidade, será aprofundado o debate sobre a viabilização da gestão do Espaço Mais Cultura e também serão definidos os critérios de participação do grupo gestor do espaço. O valor total de construção do Espaço Mais Cultura é de R$ 639.939,34, sendo R$ 447.957,54 para materiais e R$191.981,80 para serviços. Os investimentos na obra do Espaço Mais Cultura provêm do Ministério da Cultura (R$ 420.775,12) e da contrapartida da Prefeitura Municipal (R$ 219.164,22).