22/10/2015

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Ministério da Cultura fiscaliza obra em Nova Petrópolis

Autoridades visitaram a obra do Espaço Mais Cultura...

O prefeito Regis Luiz Hahn recebeu a representante do Ministério da Cultura, Maria de Fátima Gonçalves Martins e o engenheiro civil, Timóteo Rocha Bentes Júnior, dia 21 de outubro, no Gabinete Oficial. A equipe fiscalizou a obra do Espaço Mais Cultura que está em construção em Nova Petrópolis. Os representantes permaneceram na cidade para conferir, tanto o projeto do Espaço Mais Cultura, quanto a obra em si.

O objetivo da visita foi verificar o andamento da obra para confirmar dados e aprovar o próximo repasse. A secretária de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Rafaela Hansen Reisdoerfer; o secretário de Planejamento, Hermann Deppe; o diretor do Departamento de Projetos Especiais, Ricardo Lawrenz e o diretor do Departamento Muncipal de Cultura, Paulo Staudt acompanharam a visita dos representantes do Ministério da Cultura no Gabinete Oficial.

À tarde, a comitiva formada pela representante do Ministério da Cultura, Maria de Fátima Gonçalves Martins e o engenheiro civil, Timóteo Rocha Bentes Júnior; o secretário de Planejamento, Hermann Deppe; o diretor do Departamento de Projetos Especiais, Ricardo Lawrenz e o diretor do Departamento Muncipal de Cultura, Paulo Staudt visitou a obra. “Muito bom, sensacional”, exclamou o engenheiro civil do Ministério da Cultura ao avaliar o andamento da obra.

Segundo o secretário Municipal de Planejamento, Hermann Deppe, o engenheiro civil solicitou atualização de projeto com a revisão de planilhas quantitativas. “Vou trabalhar nisso esta semana. Vou revisar tudo e enviar ao Ministério. Tão logo aprovarem o material que enviarei, liberam o recurso para a conclusão da edificação”, explicou Deppe. O recurso aplicado na edificação até o momento foi de R$ 251.861,69, o que representa 39,36% da obra concluída.

Os investimentos para o Espaço Mais Cultura provêm do Ministério da Cultura - MinC (R$ 445.000,00) e da contrapartida da prefeitura municipal (R$ 307.308,55). Deste total de R$752.308,55, R$ 664.164,22 será aplicado na construção; R$ 33.144,33, no mobiliário e equipamentos; e R$ 55.000,00, será investido na mobilização social.

“Deste recurso do MinC, recebemos o valor correspondente a 1ª etapa (R$ 222.500,00). Os representantes do Ministério vieram para fiscalizar a aplicação deste recurso para, então, liberar o valor correspondente à 2ª etapa (R$ 222.500,00)”, disse o diretor do Departamento de Projetos Especiais, Ricardo Lawrenz.

O Espaço Mais Cultura contará com salão multiuso central, espaço para estudos com mesas, espaço para atividades com cerâmica ou materiais molhados; além de uma biblioteca no mezanino. A área externa também poderá ser utilizada para atividades culturais, sendo que uma parede lateral estará pronta para receber projeções audiovisuais.

A construção do Espaço Mais Cultura iniciou dia 22 de dezembro de 2014, com a demarcação da área. O complexo cultural multiuso terá 364,00m² e ficará no Bairro Logradouro. O Espaço Mais Cultura foi um projeto realizado pelo Ministério da Cultura e Nova Petrópolis foi contemplada em 2010; embora, somente na administração do prefeito Regis Luiz Hahn e vice Gregor Hermann esta obra, que era anseio da comunidade, teve início, dia 22 de dezembro de 2014.