20/02/2013

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Maratona de Mountain Bike testou atletas no domingo

Ciclistas testaram sua resistência em prova marcada pelo calor e trajeto difícil...

As manhãs de domingo estão se transformando em sinônimo de esporte e lazer ao ar livre. No domingo, 17 de fevereiro, o Verão no Jardim da Serra Gaúcha promoveu a 2ª Maratona de Mountain Bike de Nova Petrópolis. A prova, organizada pela Federação Gaúcha de Ciclismo, com o apoio do Departamento do Desporto da Prefeitura Municipal, contou com 217 inscritos, que percorreram os 40 km do percurso no interior da cidade.
Às 8h da manhã, o movimento já era intenso na Praça das Flores, local da largada para as 14 categorias. As inscrições foram feitas horas antes da largada, e a prova contou com participantes de Criciúma (SC), Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Osório, Lagoa Vermelha, Dom Pedrito, Nova Petrópolis dentre outras cidades. Às 10h, o Prefeito Régis Hahn deu a largada e as bikes rumaram para as trilhas do pinhal. Os atletas enfrentaram muita poeira, pedras, e puseram à prova sua resistência nas fortes subidas e descidas do percurso. O calor de mais de 30º graus foi outro adversário implacável.
O campeão da categoria Elite, Sérgio Soares Cruz, de 29 anos, nascido no Alegrete, mas morador de Caxias do Sul, terminou a prova com pouco mais de 1h 30 min. Para Sérgio, vencedor da prova no ano passado, a etapa de Nova Petrópolis é especial, “A organização sempre faz um bom trabalho nessa cidade. Consigo perceber que as pessoas gostam desse esporte aqui. É sempre muito bom vir disputar essa prova”, disse Sérgio, que compete há 10 anos.
Aos 50 anos, o ciclista Ricardo Machado, de Lagoa Vermelha, vencedor da categoria Master, sempre competiu em Nova Petrópolis, “Fico contente em ver a evolução do esporte nessa cidade. Venho competir aqui desde os anos 90, quando começaram com as bikes. Sempre que puder competirei aqui”, garantiu Ricardo, atual campeão Pan americano e Brasileiro na categoria Master. A professora Tânia Raquel da Cruz, de 25 anos, moradora de Nova Petrópolis, foi conferir a chegada dos ciclistas na Rua Coberta, “Acho legal ter essa opção em um domingo de manhã. É bom também para a cidade, que aparece mais nesse cenário de esportes diferentes”, disse.
Para o Prefeito municipal Régis Hahn, que deu a bandeirada de chegada para os primeiros colocados na Rua Coberta, a modalidade sempre terá o apoio da prefeitura, “Queremos ter vocês aqui todos os anos. É desejo nosso ver esse evento cada vez maior. Podem contar conosco para o que for necessário. Essas iniciativas só fazem bem para nossa cidade”, destacou. O Presidente da Federação Gaúcha de Ciclismo, Marcos Lorenz, destacou a história da modalidade em Nova Petrópolis, “É um evento tradicional. Faz pelo menos 13 anos que o mountain bike faz parte do calendário esportivo da cidade. Sempre fomos bem recebidos em Nova Petrópolis”, destacou.
Na próxima sexta, 22 de fevereiro, o Verão no Jardim da Serra Gaúcha promove o 12º Gaúcho de Downhill Mountain Bike, no Ninho das Águias. A prova, que é uma etapa do Campeonato Gaúcho 2013, será das 9h às 17h. Ainda na sexta, serão realizados o Início do Encontro de Xadrez, às 18h, no Centro de Eventos e também a 1ª Caminhada Noturna de Nova Petrópolis, com saída marcada para as 19h30, na Sociedade Cultural e Esportiva de Linha Brasil. Mais informações no site www.novapetropolis.com.br, ou pelo telefone (54) 3281 12222.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

ELITE MASCULINO