03/08/2015

Mamaço Festivo abre a Semana Mundial da Amamentação no Município

Seminário sobre amamentação ocorre dia 07, no Centro de Eventos, das 15h30min às 17h...

A programação da II Semana Mundial da Amamentação de Nova Petrópolis iniciou na última sexta-feira, dia 31 de julho, na Rua Coberta. O 2º Mamaço Festivo reuniu aproximadamente 30 mamães para uma roda de conversa sobre os benefícios do aleitamento materno, além da troca de relatos e experiências entre mães e profissionais do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GAAMA).

Nesta sexta-feira, dia 07, a programação terá continuidade com o Seminário sobre Amamentação, que ocorre no auditório do Centro de Eventos, das 15h30min às 17h. O seminário será ministrado pela enfermeira sanitarista, Mestre em Enfermagem, membro do IBFAN Brasil (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar), consultora internacional IBCL (International Board Certified Lactation Consultant), tutora do MTA (Mulher Trabalhadora que Amamenta), Celina Valderez Feijó Kohler.

Dia 31 de julho, o bate-papo foi conduzido pela médica de família e segunda-dama do Município, Paula do Amaral, que falou sobre os benefícios do aleitamento materno, como superar as dificuldades enfrentadas e compartilhou relatos com as mulheres presentes. A secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Críslei Gerevini participou do Mamaço Festivo e também dividiu a experiência de amamentar seu casal de filhos. A primeira-dama de Nova Petrópolis, Marion Spier Hahn, também prestigiou o Mamaço Festivo e ressaltou a importância do evento, parabenizando toda a equipe do GAAMA e Saúde do Município.

Durante a conversa, a manifestação de um senhor foi aplaudida. José Luiz Nunes dos Santos, supervisor de qualidade do Hospital da Mulher do Rio de Janeiro, estava em Nova Petrópolis como músico de um dos grupos participantes do Festival Internacional de Folclore e aproveitou para contribuir com o bate-papo. “A prefeitura de Nova Petrópolis está de parabéns por realizar este evento. Um momento que enaltece a importância do aleitamento materno. E atenção homens: amamentar um filho é dever do casal, não um ato isolado da mulher com seu filho. Todo homem tem a obrigação de possibilitar que este momento de amamentação ocorre com tranquilidade e muito amor”, disse o visitante.

Na oportunidade foi realizada a premiação do 1º Concurso de Fotos “Mães Amamentando na Semana Mundial da Amamentação (SMAM)”. Onze fotos concorreram e 56 votos definiram as três primeiras colocadas. No 3º lugar, as mamães Eliane Martins Gomes e Raquel de Lima empataram; Jenifer Martins ficou na 2ª colocação, e todas elas receberam uma bolsa gestante como prêmio. O fotógrafo Mauro Stoffel presenteou com uma sessão fotográfica a vencedora Marceli Aparecida Teodoro, que apareceu na foto amamentando seus gêmeos.

A II Semana Mundial da Amamentação de Nova Petrópolis prossegue até o dia 07 de agosto com atividades em todo Município, por meio das equipes de Saúde da Família. Em Nova Petrópolis, a atividade é coordenada pelo Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GAAMA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. A atividade ocorre em comemoração à Semana Mundial da Amamentação (SMAM) realizada, anualmente, em mais de 120 países desde 1992.

Comunicado à população:

A Secretaria Municipal de Saúde comunica que todas as Unidades Básicas de Saúde fecham a partir das 15h, na sexta-feira, dia 07 de agosto.