30/09/2019

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Mais de 40 mil pessoas prestigiam Festival da Primavera – Frühlingsfest de Nova Petrópolis

9ª edição do evento foi realizada em dez dias na Rua Coberta e Praça das Flores

Nova Petrópolis encerrou com sucesso a 9ª edição do Festival da Primavera – Frühlingsfest no domingo, 29 de setembro. Mais de 40 mil pessoas prestigiaram o maior evento de paisagismo e flores do sul do Brasil durante dez dias de programação. Em 2020, o evento será realizado de 18 a 27 de setembro.

“O Festival da Primavera superou as expectativas de público e foi muito positivo para Nova Petrópolis. Agradecemos a todos os expositores e comerciantes por acreditarem no festival; a todos os participantes dos concursos e ao grande público que prestigiou os dez dias de evento”, destaca o secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Roberto Staudt.

Durante dez dias, o público do Festival da Primavera pode conferir o trabalho de paisagistas nos 11 cenários montados na Rua Coberta. Flores, artigos para jardim e artesanatos também foram comercializados durante o evento. A Ilha da Cerveja e a Praça de Alimentação ainda ofereceram o melhor em chope e gastronomia.

A 9ª edição do evento contou com 14 minioficinas temáticas conduzidas por profissionais. Aprendizados, técnicas e dicas de cultivo e manutenção de plantas foram compartilhadas durante os momentos na Rua Coberta. Além disso, o evento uniu música ao cenário e encantou o público com 11 atrações musicais.

O teatro “A Chegada da Primavera” emocionou crianças e adultos nas sete apresentações da peça que conscientiza sobre os cuidados com a natureza e o sentimento de renascimento que a estação mais florida do ano proporciona. O Desfile Farroupilha e a Parada das Flores enalteceram as tradições gaúchas e a cultura das flores orgulhosamente preservadas em Nova Petrópolis.

O Horto Municipal e a Mama Gaia Comunidade foram destino de visitas técnica durante o Festival da Primavera. Culto da Primavera, lançamento do livro “Central Pinhalense” de Helena Ines Seger Weber, Caminhada da Primavera, PicNic União e o evento paralelo Florescer do Feminino: 3º Encontro de Sabedoria Feminina da Serra Gaúcha também integraram a programação do evento.

Premiação dos concursos do Festival da Primavera - Frühlingsfest

Os vencedores do 9° Concurso Fotográfico, Concurso de Jardins de Exposição e Concurso de Jardins Residenciais do Festival da Primavera - Frühlingsfest foram premiados no sábado, 28 de setembro, durante o evento. O secretário adjunto de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis, Gilnei Mücke e os patrocinadores e apoiadores do evento fizeram a entrega das premiações aos participantes.

A vencedora do Concurso de Jardins Residenciais de 2019 foi Clarisse Neumann. O lindo jardim da participante atendeu a todos os requisitos do regulamento e foi premiado com um vale-plantas no valor de R$ 500,00.

Os vencedores do Concurso de Jardins dos Exposição da 9ª edição do Festival da Primavera foram Cristian Dorsdt e Carolina Lanner, do espaço "Jardim de Abelhas". Os sócios receberam um vale compras no valor de R$ 1.000,00 na AgroPiá e um podador Stihl. Em 2º lugar ficou o espaço de exposição Romeu Jardins e foi premiado com um vale compras no valor de R$ 1.000,00 na AgroPiá e um kit ferramentas para jardins Tramontina. O espaço do paisagista Sandro Sander ficou em 3º lugar e recebeu um vale-compras no valor de R$ 1.000,00 na AgroPiá.

A vencedora da 9ª edição do Concurso Fotográfico - Categoria Amador foi Grasiele Noer, com a foto "Entre a Luz e o Silêncio". A participante recebeu uma câmera fotográfica digital Canon T5i com lente 18-55mm e um tripé para câmera. Em 2º lugar ficou a foto "Amanhecer no Interior", de Marcelo Breitenbach, que recebeu uma câmera fotográfica digital Sony W800 da Cecadi Equipamentos Fotográficos como premiação. Os vouchers de aventura do Brasil Raft Park foram entregues à 3º colocada no concurso Lidiane Jannke, com a foto "Outono Singular", e para a 4ª colocada, Joana Breitenbach, com a foto "Esperando a Primavera". O 5° colocado no Concurso Fotográfico - Categoria Amador foi Ricardo Mota Lima, com a foto "A Aldeia". O participante recebeu um kit da Universidade Feevale.

A foto vencedora do 9º Concurso Fotográfico - Categoria Profissional foi "Por do Sol mágico na Pedra do Silêncio", de Luiz Vinicius Araujo Lorena que recebeu o prêmio de R$ 1.500,00. A premiação de R$ 1.000,00 e um quadro emoldurado com foto no formato 30x40cm foi entregue para o 2º lugar Carlos André Roani, com a foto "Terra de vida e luz". O 3° colocado no Concurso Fotográfico - Categoria Profissional foi Gilberto Winter, com a foto "O Festival de Dança", recebeu um mini roteiro como premiação.

O Festival da Primavera – Frühlingsfest foi realizado pela Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio; contou com o patrocínio de Sicredi e Cooperativa Piá e apoio de Brasil Raft Park, Cecadi, Cervejaria Traum, Conselho Municipal de Turismo, Hotel Petrópolis, Villa Flor Ecoresort, Mauro Stoffel, Profmaq, Stoffel Digital, Turm Video. Universidade Feevale, Associação Tchon Ji, Associação NovaMel e Revista Natureza foram parceiros da edição do evento.

Mais informações pelo fone (54) 3281-1222 ou eventos@novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre Nova Petrópolis no site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs e no Instagram (@prefeituranovapetropolis) encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.