27/07/2014

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Mais de 20 mil pessoas no primeiro fim de semana do Festival Internacional de Folclore

42ª edição do evento iniciou dia 25 de julho e prossegue até 10 de agosto...

Nova Petrópolis é o reduto de culturas de muitas partes do mundo, todas unidas em uma grande festa de integração e união entre os povos desde sexta-feira, 25 de julho. O primeiro fim de semana do 42º Festival Internacional de Folclore reuniu mais de 20 mil pessoas na Rua Coberta e Praça das Flores. O evento prossegue até 10 de agosto de 2014, com a participação de oito grupos folclóricos internacionais, nove nacionais, oito regionais e dezenas de grupos locais confirmados.
O evento iniciou oficialmente na noite de sexta-feira, dia 25 de julho, com acendimento da chama folclórica na Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil. O grupo Sonnenschein, que representa as comunidades de Linha Brasil e Linha Araripe, foi o responsável pelo acendimento da chama, em uma noite de homenagens à ex-professora Gisela Evers Krick. Autoridades e diversos veículos de imprensa marcaram presença na solenidade, que contou com as apresentações do Rancho Folclórico Benvinda Maria das Casas das Beiras, do Rio de Janeiro e o Ensemble Folklórico Mexicano, do México.
No sábado, dia 26, o Baile do Folclore Infantil deu início à programação do Festival Internacional de Folclore na Rua Coberta de Nova Petrópolis. A atividade reuniu mais de 250 crianças. Integrantes do Böhmerlandtanzgruppe, da Linha Imperial; do Grupo de Danças Folclóricas Internacional, do Centro; do Lustige Volkstanzgruppe Bergtal, de São José do Caí; do Edelweiss Tanzgruppe, de Linha Araripe; do Volkstanzgruppe Edelstein, da Fazenda Pirajá; do Volkstanzgruppe Freundschftskreis, da Vila Olinda; do Volkstanzgruppe Tannenwald, do Pinhal Alto e do Grupo de Danças de Canguçu divertiram-se e encantaram o público com graciosidade e simpatia.
Dançarinos das categorias fraldinha, mirim e infantil, brilharam ao som de Sternpolka, Sacha, Jiffy Mixer, Die Grose Eisnbahn, Neuerklapptanz, e tantas outras. Danças de integração também marcaram a participação das crianças e jovens no Baile do Folclore Infantil. Um dos pontos altos foi a disputa do Refri no Canecão, brincadeira inspirada no tradicional jogo germânico Chopp em Metro.
Mais de 500 dançarinos, músicos e artistas desfilaram pela Avenida 15 de Novembro na tarde de sábado. Grupos da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis, locais, regionais, nacionais e internacionais levaram a diversidade à principal avenida da cidade. O desfile de integração da 42ª edição teve como tema "Memória e Diversidade: o legado de um povo", em que nove datas que são marcos históricos da imigração alemã em Nova Petrópolis foram apresentadas. Em seguida, a Chama Folclórica chegou ao palco da Rua Coberta pelas mãos das Soberanas do Folclore Alemão, do Volkstanzgruppe Sonnenschein, do prefeito Regis Luiz Hahn, do Bardo e de Gaudêncio Terra para iluminar os 17 dias de Festival Internacional de Folclore.
O primeiro dia de programação do 42º Festival Internacional de Folclore encerrou com o espetáculo "Memória e Diversidade: o legado de um povo". Os grupos folclóricos de Nova Petrópolis contaram a história da imigração alemã e da fundação do Município, homenageando também os 190 Anos da Imigração Alemã no Brasil.
Sábado à noite, grupos folclóricos, organização do Festival e comunidade reuniram-se na Sociedade Cultural e Esportiva Alegria, na Fazenda Pirajá, para o Jantar Baile de Integração. Na ocasião os integrantes dos grupos participaram de danças de integração, ao som da Banda Choppão. Além disso, as 500 pessoas presentes também desfrutaram de um delicioso jantar. O Baile de Integração foi organizado pelo grupo Volkstanzgruppe Edelstein, da localidade da Fazenda Pirajá.
A Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade deu início às apresentações na Rua Coberta na manhã deste domingo, dia 27 de julho. Grupos locais e visitantes uniram-se em um momento de reflexão enaltecendo a diversidade de culturas e crenças. Ao final da cerimônia, artistas fizeram a entrega de mudas ao público.
Além das apresentações de danças folclóricas, que enfeitam o palco do evento com cores, ritmos, danças e cultura; o 42º Festival Internacional de Folclore conta ainda com os tradicionais jogos germânicos. A divertida Corrida de Tamancos foi realizada no domingo à tarde, na Praça das Flores de Nova Petrópolis. O grupo da Linha Imperial venceu a corrida de tamancos, com 47 segundos; em 2º lugar ficou a Vila Olinda e, na 3ª posição, ficou o grupo de São José do Caí. Centro, Linha Brasil, Fazenda Pirajá e Pinhal Alto completaram o pódio. A próxima edição dos jogos germânicos será dia 02 de agosto, às 16h, com a prova de pregar o prego.
A programação do primeiro fim de semana do 42º Festival Internacional de Folclore encerrou na Sociedade Cultural e Recreativa Tiro ao Alvo, às 20h, com os Passos da Diversidade, novidade em 2014. A oficina de danças reuniu a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs (AGDFA), o Ensamble Folklórico Mexicano e Ballet de Arte Folclórico Argentino.
O 42º Festival Internacional de Folclore é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares. Para mais informações e fotos acesse: www.festivaldefolclore.com.br e www.facebook.com.br/festivaldefolclore.