29/10/2015

Secretaria de Administração

Logística e mobilidade foram debatidos em Nova Petrópolis

Serra em Debate foi realizado dia 28 de outubro, no Plenarinho...

A 2ª edição do Serra em Debate - Região das Hortênsias foi realizada no Plenarinho da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP) quarta-feira, dia 28 de outubro. Logística e Mobilidade foram os temas centrais do evento. O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hanh; o diretor presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Nelson Lídio Nunez; o presidente da Amserra e prefeito de Cambará do Sul, Schamberlaen José Silvestre e o diretor presidente da Gramadotur, João Pedro Till foram os debatedores. O jornalista Márcio Serafini foi o mediador da iniciativa promovida pela rádio Gaúcha Serra e jornal Pioneiro. Dentre as prioridades elencadas para a Região das Hortênsias, os debatedores definiram a construção do aeroporto, a duplicação da RS 235, manutenção e 3ª pista na BR 116, e o asfaltamento de trecho da RS 427.

No primeiro bloco do debate, os participantes elencaram questões relevantes para a Região das Hortênsias. Dentre os aspectos apresentados, as lideranças debatedoras discorreram sobre a necessidade de um aeroporto regional; a urgente recuperação da RS 115; o asfaltamento de trecho da RS 427; a manutenção da BR 116 e futura duplicação da via; possível colapso de energia elétrica entre Gramado e Canela; recuperação das rodovias existentes e criação de vias alternativas; entre outros aspectos.

Na manifestação da plateia, alguns temas foram recorrentes, como a necessidade de aeroporto para a Região das Hortênsias, a duplicação da RS 235, a isenção de pagamento de pedágio para moradores que Nova Petrópolis que trabalham em Gramado, entre outros.

O diretor presidente da EGR, Nelson Lídio Nunez, respondeu a inúmeros questionamentos durante o debate e trouxe informações importantes para a Região das Hortênsias e para Nova Petrópolis, especificamente. Nunez confirmou como prioridades da EGR a construção de rótulas de acesso ao Pedancino, Nove Colônias e Pinhal Alto; o acostamento na área urbana da RS 235 em Nova Petrópolis; a liberação da passagem um veículo por vez no trecho interrompido da RS 115 a partir desta sexta-feira, dia 30; e a doação de 22 viaturas para a Polícia Rodoviária Estadual.

O diretor do Grupo RBS, Matheus Carvalho declarou que o Grupo tem um compromisso genuíno com o desenvolvimento das comunidades em que atua. “Ficamos entusiasmados com a vontade que vocês estão demonstrando para melhorar ainda mais essa microrregião. Nos colocamos à disposição para contribuir com a comunicação que ajuda a integrar, mostrar, cobrar e transformar. Reitero que vocês, agentes locais, precisam se organizar para ir avante com objetivos, prazos e metodologia. Só com ações concretas podemos transformar a realidade”, enfatizou.

Mais do que debater os problemas recorrentes, como falta de rodovias, aeroportos e a má conservação das estradas que prejudicam a economia da região, o Serra em Debate quer encontrar soluções. Em Nova Petrópolis, as prioridades elencadas para a Região das Hortênsias foram a construção do aeroporto, duplicação da RS 235, manutenção e 3ª pista na BR 116, e asfaltamento de trecho da RS 427.

A 3ª etapa do Serra em Debate envolverá os municípios dos Campos de Cima da Serra. A última edição será em Caxias do Sul e reunirá as principais propostas dos encontros, que serão encaminhadas às autoridades estaduais e federais, sendo cobradas soluções a curto e médio prazo.

Os eventos são gratuitos e abertos ao público. As inscrições podem ser feitas no facebook da Gaúcha Serra ou pelo e-mail promoserra@rdgaucha.br. Informações podem pelo telefone (54) 3209-8424.