23/01/2023

Linha Imperial e Vila Olinda irão receber escolas renovadas durante o ano letivo de 2023

Prefeito e a secretária de Educação vistoriaram o andamento das obras para conferir em detalhes as estruturas

A comunidade estudantil de Nova Petrópolis deve receber estruturas escolares renovadas em Linha Imperial e na Vila Olinda ainda durante o ano letivo de 2023, porque as obras da nova Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professor Ênio Spier e a ampliação da Escola de Ensino Fundamental (Emef) Luiz Loeser, respectivamente, estão em fase final.

Para acompanhar o andamento das melhorias, na sexta-feira, 20 de janeiro, o prefeito Jorge Darlei Wolf e a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal, visitaram as estruturas e conferiram em detalhes o trabalho. “É importante acompanhar de perto as obras para garantir o melhor uso do dinheiro público. Isso possibilita a otimização dos recursos, que poderão chegar a outros locais graças a economia feita ao gerir com responsabilidade e transparência esses valores que são do cidadão nova-petropolitano”, destacou o prefeito Darlei.

Com o andamento a pleno, a secretária de Educação Gislaine faz planos para a inauguração das escolas, que, segundo ela, serão entregues com muita comemoração e em colaboração com a comunidade de cada bairro. “Queremos chamar as famílias para contribuir, para que se sintam parte dessa conquista que é de todos nós. Os nossos alunos merecem!”, afirmou.

Nova escola na Linha Imperial

Em Linha Imperial, está em finalização a construção da Emei que levará o nome do Professor Ênio Spier, uma figura bastante conhecida pela contribuição em diversas escolas. Ênio também foi secretário de Educação do Município e vereador por dois mandatos, além de ter presidido a Acinp entre 1990 e 1992.

A construção da escola é executada pela empresa Dewes Empreendimentos, vencedora da Tomada de Preços 015/2021 executada pela Prefeitura. Quando estiver pronto, o educandário localizado na rua Antônio Schoeler, 1964, e com 586,5 metros quadrados, irá beneficiar cerca de 80 alunos da região.

Conforme o contrato, o Poder Público investiu aproximadamente R$ 1,7 milhão de recursos próprios para a construção da escola, que tem previsão de entrar em operação ainda durante o ano letivo de 2023, atendendo a um aumento na procura por vagas na educação infantil pública.

Ampliação da Luiz Loeser

A ampliação dos espaços da Emef Luiz Loeser também está prevista para ser entregue à comunidade estudantil de Nova Petrópolis neste ano. Após um período de paralisação, a construção foi retomada em 2021, depois do Município realizar novo processo de Tomada de Preços para conclusão das obras, o qual a empresa vencedora foi a Bompavi Pavimentadora e Construtora Eireli.

Para melhorar o atendimento aos alunos, principalmente da educação infantil, estão em construção na escola da Vila Olinda sete salas de aula novas em um espaço de 1.761,084 metros quadrados, com conjunto de banheiros e área de serviço, além de elevador, escadaria de acesso aos andares e rampa adaptada para pessoas com deficiência. Foi destinado cerca de R$ 1,5 milhão para a conclusão dessa ampliação.

Crédito das imagens: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP