06/03/2024

Secretaria de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação

Lideranças da Serra Gaúcha se unem em busca de soluções para a BR-116

Representantes de Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco de Paula e Caxias do Sul participaram do encontro

Em reunião organizada de forma conjunta, entre a Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp), Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores, na segunda-feira 4 de março, líderes dos municípios de Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco de Paula e Caxias do Sul se encontraram para debater alternativas aos persistentes problemas que o fechamento da BR-116 tem causado.

Entre os encaminhamentos está a criação de um grupo de trabalho, coordenado pela Acinp, composto por empresários e lideranças políticas, com o objetivo de garantir o andamento dos pontos alinhados no encontro, inclusive a organização de agendas com órgãos competentes, como o Ministério dos Transportes e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Cerca de 1 milhão de pessoas utilizam a rodovia na região da Serra Gaúcha, e têm sido afetadas com os deslizamentos e interdições frequentes nos pontos mais críticos, entre os quilômetros 177 e 181.

Em sua fala, o presidente da Acinp, Neander Port, destacou a importância da união de todos e a urgência em encontrar soluções para a situação da rodovia. “Precisamos seguir em frente e buscar alternativas viáveis, considerando o que já debatemos no Nova2050. A Serra Gaúcha merece uma infraestrutura que proporcione segurança e desenvolvimento a todos os seus habitantes”.

O prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, reforçou que a Prefeitura tem buscado alternativas desde junho de 2023, através de agendas com parlamentares gaúchos, apresentando o estudo sobre a rota alternativa pela estrada de Arroio Paixão. “A situação não é apenas uma questão de infraestrutura, mas que afeta diretamente o sustento de nossas comunidades, dos empresários e de todos que dependem dessa rodovia para o desenvolvimento de suas atividades”.

O prefeito Nestor Tissot, de Gramado, ressaltou as dificuldades enfrentadas por toda a região, nas rodovias 116 e 115. Tissot sugeriu a retomada do diálogo com a bancada gaúcha e expressou disposição para participar das agendas necessárias para encontrar soluções efetivas. "Vamos encaminhar novamente os projetos à bancada e buscar apoio. Estou à disposição para participar das agendas que forem necessárias para garantir o progresso da nossa região".

Já Paula Ioris, vice-prefeita de Caxias do Sul, insistiu na importância de buscar recursos com o poder público e com a iniciativa privada. “Precisamos considerar novos caminhos. O diálogo com empresas pode ser crucial para a viabilização de projetos que beneficiarão toda a região".

Também foi destacado no encontro que, recentemente, prefeitos da região assinaram um documento entregue ao Dnit, em Brasília, apresentando um projeto com possíveis alternativas de duplicação da BR-116, tanto de Nova Petrópolis a Caxias do Sul quanto de Nova Petrópolis a Novo Hamburgo.

Rodrigo Postiglione, presidente do Mobi Caxias, falou que a entidade estará junto do grupo nas próximas atividades, pois a resolução do problema é primordial para a região. “Estamos prontos para agir, mobilizando recursos e esforços para uma resolução efetiva desse problema que afeta a todos nós".

No encerramento foi ressaltada a importância da presença massiva de prefeitos, deputados, representantes de entidades e lideranças regionais, e anunciada a formação de um grupo de trabalho como próximo passo. “A união das lideranças e a continuidade das ações são essenciais para superar os desafios enfrentados na BR-116 e garantir o desenvolvimento econômico e social da Serra Gaúcha”, finalizou o presidente da Acinp.

Crédito das fotos: Divulgação/Comunicação PMNP