25/06/2013

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Lançamento do Festival Internacional de Folclore celebra a cultura

41ª edição do evento foi apresentada na Aldeia Histórica de Nova Petrópolis...

A Aldeia Histórica do Parque Aldeia do Imigrante, em Nova Petrópolis, foi o cenário escolhido para o lançamento do Festival Internacional de Folclore. O evento de apresentação da 41ª edição contou com bandinha típica, danças folclóricas e delícias de um café tipicamente colonial. Autoridades, lideranças e imprensa foram recepcionadas pela comissão organizadora nesta manhã, dia 25 de junho.
A secretária de Turismo do Estado, Abgail Pereira, esteve presente no lançamento representando o governador Tarso Genro. “O Rio Grande do Sul oferece eventos o tempo todo para todo mundo. E Nova Petrópolis representa muito bem a sua cultura, possui um dos melhores Festivais de Folclore do Brasil e do mundo”, enfatizou Adgail. A secretária de Turismo ressaltou ainda a beleza, a organização e os atrativos do Município.
“O Festival de Folclore é uma representação do que vivemos no dia-a-dia. Nova Petrópolis respira cultura o ano inteiro, o evento é a celebração das nossas tradições”, declarou o prefeito Régis Luiz Hahn em seu pronunciamento. O prefeito Lelo enalteceu o trabalho da comissão organizadora do 41º Festival Internacional de Folclore e agradeceu a presença de todos, desejando sucesso no evento.
O presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, entidade responsável pela realização do evento, Vinícius Andriola, destacou o esforço dos grupos folclóricos locais para manter viva as tradições germânicas deixadas pelos imigrantes que desbravaram esta terra.
A diretora do Departamento Municipal de Cultura, Gabriela Raymundo conduziu a apresentação de um histórico do Festival de Folclore de Nova Petrópolis e trouxe as novidades da 41ª edição do evento. Para a edição de 2013, o Festival Internacional de Folclore conta com 11 grupos folclóricos internacionais, seis nacionais e centenas de grupos regionais e locais já confirmados, que irão se apresentar na Rua Coberta, localizada na Praça das Flores. Os visitantes do festival terão a oportunidade de prestigiar, gratuitamente, as culturas de países como Argélia, Argentina, Chile, França, Uruguai, Gana, Indonésia e Peru, além dos Estados brasileiros de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
Além das apresentações de danças folclóricas, que enfeitarão o palco do evento com cores, ritmos, danças e cultura; o 41º Festival Internacional de Folclore contará ainda com os desfiles e bailes de integração; o acendimento da Chama Folclórica; os tradicionais jogos germânicos, tais como corrida de tamancos, pregar o prego, chopp em metro, bolão de corda e arremesso de chopp; as Noites Culturais, que levam a diversidade do festival às mais distantes localidades do Município; o Circuito Cultural “Caminhos da Tradição”, co CTG Pousada da Serra, com o tema “O boi é bicho mas tem alma sob o couro”; além da palestra sobre Folclore, com o Padre Antônio Alvimar, de Montes Claros. Dezenas de estandes com artesanato e gastronomia das mais diversas nacionalidades também serão um atrativo aos visitantes do 41º Festival Internacional de Folclore.
Após a apresentação, as Soberanas do Folclore Alemão – Rainha Cristine Seefeld, 1ª Princesa Fernanda Auler e 2ª Princesa Josiane Burzlaff – fizeram o convite oficial a todos os presentes. Um delicioso café colonial foi servido aos convidados após as formalidades.
Nova Petrópolis se prepara para mostrar toda sua força cultural, em harmonia com várias culturas do mundo todo, em um grande evento de integração. Com o tema “A diversidade é o que nos une”, a cidade Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo está pronta para receber dançarinos, músicos, artesãos e apreciadores das culturas de todos os povos em 17 dias de intensa programação.
O 41º Festival Internacional de Folclore é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, com o apoio da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares.