conteúdo do menu
conteúdo principal
14/08/2013

Secretaria da Fazenda

Lago 2 do Parque Aldeia do Imigrante é revitalizado

Cor e qualidade da água foram consideravelmente recuperadas...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
O Lago 2 do Parque Aldeia do Imigrante, localizado no coração do atrativo, no caminho de acesso à Aldeia Histórica, estava com a água alterada há alguns meses. A qualidade e a coloração da água, até então amarelada, estão consideravelmente recuperadaa.
Segundo o diretor de atrativos turísticos da Secretaria de Turismo, Márcio Link, a partir do momento em que foi constatada a alteração na água, foi contatado um biólogo que fez o acompanhamento e a coleta de oito amostras de água. A análise foi realizada na Fundação de Produção e Pesquisa em Saúde/FEPPS (LACEN) e foi comprovada a contaminação por esgoto. “A partir deste laudo buscou-se os possíveis focos da contaminação e após várias pesquisas foram encontrados alguns focos de infiltração de água na lateral do lago. Estas infiltrações ocorriam bem próximas a uma antiga tubulação de canos de concreto. Após alguns testes foi verificado que realmente o foco de contaminação provinha dos canos de concreto. Durante a retirada dos antigos canos foi possível verificar que os mesmos estavam tomados de raízes”, relatou Link.
Desta forma foi efetuado a troca de 150 metros de canalização de concreto por canos de PVC de 150mm, pois os mesmos não permitem a entrada de raízes, evitando que a água tranque e vaze para o solo e posteriormente para o lago. “Após a troca da canalização já podemos verificar mudanças significativas, a coloração da água já perdeu o tom ferruginoso e a cada dia que passa está mais próxima de sua cor esverdeada. O próximo passo é aguardar um pouco mais de chuva afim de que o lago retome o nível normal e, desta forma, viabilize novamente a parceria com os Bombeiros Voluntários, que são os administradores dos Pedalinhos”, projetou.

Fonte:

Outras Notícias