conteúdo do menu
conteúdo principal
01/06/2021

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Junho marca o início do projeto de sustentabilidade “Eu cuido Nova Petrópolis”

Com o slogan “do meio ambiente ao social”, iniciativa reúne ações e orientação para a destinação correta dos mais diversos materiais

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Considerado o mês do meio ambiente, junho marca o início do projeto de sustentabilidade “Eu cuido Nova Petrópolis”. A iniciativa se estende a todos os meses e consiste em ações e orientação para a destinação correta dos mais diversos materiais, “do meio ambiente ao social”.

“É um projeto muito amplo, que irá ter várias novidades ao longo dos próximos meses, mas que em um primeiro momento estará focado na informação. Nova Petrópolis já conta com diversas alternativas para a destinação ecologicamente correta de resíduos e materiais, mas muitas pessoas ainda não conhecem estes serviços. O ‘Eu cuido Nova Petrópolis’ chega para informar e orientar”, afirma o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Luiz Lüdke.

Em muitos casos, além de ser ecologicamente correta, a destinação de produtos e materiais usados pode oportunizar importantes contribuições para a área social. “Todo mundo gosta de fazer doações. Muitas vezes as pessoas têm os donativos em mãos, mas não sabem a quem recorrer. Infelizmente o destino acaba sendo a lata do lixo, o que na maioria dos casos é errado do ponto de vista ambiental. Com informação e orientação, nós queremos mudar essa situação, contribuindo para o meio ambiente e ajudando as pessoas mais necessitadas”, destaca a coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Annita Haugg.

Entre os principais pontos da área ambiental estão a destinação correta de coleta de lixo eletrônico, óleo de cozinha, móveis usados, vidro, pneus, latas de tinta, podas e galhos de árvores, embalagens de agrotóxicos, pilhas usadas, lâmpadas e lixo orgânico. Já na área social, destaque para iniciativas como a Campanha do Agasalho, Farmácia Solidária, coleta de tampas plásticas para o Hospital Nova Petrópolis, coleta de garrafas pet para a decoração natalina, “Doe um livro, adote uma planta”, doações de alimentos e doação de móveis e eletrodomésticos.  

 

COLETA DE LIXO ELETRÔNICO, ÓLEO DE COZINHA E VIDRO

Dentre as ações contempladas no projeto “Eu cuido Nova Petrópolis” está a coleta de lixo eletrônico e óleo de cozinha usado. A ação, que já ocorre tradicionalmente no Município, ganhou em 2021 o acréscimo do vidro.

Na primeira ação do ano, nos dias 28 e 29 de maio, foram recolhidos 6.400 quilos de lixo eletrônico, 1.200 litros de óleo e 2.500 quilos de vidro. Os materiais recebem destinação ecologicamente, sem custos ao Município. As empresas parceiras são: Ambe - Gerenciamento de Resíduos Tecnológicos (lixo eletrônico), Biodiversidade - Coleta de Óleo Vegetal e Junges Soluções em Limpeza Urbana (vidro).

“São mais de 10 mil quilos de materiais recolhido. Sem esta ação, certamente boa parte destes resíduos seria descartados de forma incorreta. Isso vale até mesmo para o vidro, que ao deixar de ir para o lixo comum, tem um reaproveitamento muito mais fácil”, explica o secretário adjunto de Agricultura e Meio Ambiente, Guilherme Lohmann.

Novas ações para coleta de lixo eletrônico, óleo de cozinha e vidro estão previstas para setembro e dezembro. “Pedimos para quem tem este tipo de materiais, para ir guardando e dar a destinação correta nestas próximas oportunidades”, acrescenta Lohmann.

 

18ª COLETA DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS

Uma das próximas ações do projeto “Eu cuido Nova Petrópolis” é a 18ª Coleta de Embalagens de Agrotóxicos, que acontecerá no dia 16 de junho de 2021. O recolhimento manterá o formato tradicional, com duas rotas, passando por 13 pontos do interior.

 

CONHEÇA AS PRINCIPAIS AÇÕES E SERVIÇOS DO PROJETO 

 

AÇÕES AMBIENTAIS

a.         Coleta de lixo eletrônico

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente promove o recolhimento gratuito de todos os tipos de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e periféricos, em parceria com a Ambe. Não são aceitos: pilhas, baterias, lâmpadas e toners de impressoras.

•           10 e 11 de setembro, sexta-feira, das 8h às 17h e sábado, das 8h às 11h30)

•           10 e 11 de dezembro, sexta-feira, das 8h às 17h e sábado, das 8h às 11h30)

b.         Coleta de óleo de cozinha

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realiza o recolhimento de óleo de cozinha usado. Haverá recipientes para despejo do material. As escolas do Município também realizam a coleta de óleo usado. Importante: o óleo não pode ter sido contaminado com água.

•           10 e 11 de setembro, sexta-feira, das 8h às 17h e sábado, das 8h às 11h30

•           10 e 11 de dezembro, sexta-feira, das 8h às 17h e sábado, das 8h às 11h30

c.         Recolhimento de móveis usados

A equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos realiza a coleta de móveis usados que não estão em condições de doação, nas terças-feiras, através de agendamento pelo fone (54) 3281-1559. Podem ser recolhidos sofás, armários, mesas, camas e outros itens com base de madeira. Não são recolhidos eletrodomésticos.

d.         Coleta de vidros

O recolhimento de todos os tipos de vidros é organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em datas específicas ao longo do ano. No ponto de coleta, remova caixas de papelão ou sacolas utilizadas para transporte, descartando somente os vidros. Não serão recolhidos: lâmpadas, porcelanas e cerâmicas.

•           10 e 11 de setembro, sexta-feira, das 8h às 17h e sábado, das 8h às 11h30

•           10 e 11 de dezembro, sexta-feira, das 8h às 17h e sábado, das 8h às 11h30

A Vidraçaria Petrópolis possui ponto de coleta de vidros durante todo o ano, no estabelecimento localizado na Rua Sete de Setembro, 510 - Centro. Importante: as partes plásticas (tampas e acessórios), metálicas (rótulo e anéis) e adornos de alumínio devem ser retirados antes do descarte. Contato: (54) 3281-5001.

e.         Coleta de pneus

A Vigilância em Saúde promove o recolhimento de pneus inservíveis, com o apoio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, para controle do mosquito Aedes aegypti. A coleta ocorre em datas específicas durante o ano, geralmente antes do período sazonal da dengue.

•           18 a 29 de outubro

f.          Coleta de latas de tinta

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente promove o recolhimento de latas de tinta em dias específicos durante o ano.

A ação conta com o apoio das empresas que comercializam os itens no Município.

•           25 de junho, sexta-feira, das 8h às 17h

g.         Recolhimento de podas

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos coleta, através de agendamento prévio pelo fone (54) 3281-1559, os galhos de árvores. Os restos de podas são recolhidos nas segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, em horário de expedientes, conforme disponibilidade do caminhão.

h.         Coleta de embalagens de agrotóxicos

Os recipientes adquiridos com defensivos são recolhidos pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, em junho. O caminhão realiza duas rotas de coletas pelo interior do Município. Os produtores rurais devem realizar a tríplice lavagem das embalagens e apresentar o talão do produtor no momento do descarte. A ação é realizada em parceria com a Cooperativa Piá e Agrimar.

•           16 de junho, quarta-feira, das 7h às 17h, em 13 pontos do interior do Município

i.          Recolhimento de pilhas usadas

A Sicredi Pioneira RS possui um ponto de coleta de pilhas para descarte correto, de maneira gratuita, na agência localizada no Centro de Nova Petrópolis.

j.          Destinação correta de lâmpadas

O consumidor deve levar as lâmpadas queimadas para a empresa que irá fornecer o novo produto. De acordo com a Lei da Logística Reversa, é obrigação dos estabelecimentos destinar corretamente os descartes de produtos que comercializam.

k.         Lixo orgânico

Você pode aproveitar grande parte do lixo orgânico para gerar adubo e fertilizante, que pode ser utilizado em floreiras, hortas e outras plantações.

Realizando a compostagem em recipientes adequados para a técnica, é possível reciclar os rejeitos alimentares domésticos, como restos de frutas, verduras, cascas, borra de café, sachês de chá, erva mate, dentre outros. Na composteira são utilizadas minhocas para acelerar o processo de decomposição, além de terra para formar a primeira camada do processo e matéria seca (serragem) para cobrir o material orgânico que é depositado diariamente, bloqueando odores. Ao final do ciclo, se obtém o húmus (terra rica em nutrientes) e também o biofertilizante (chorume orgânico), que não possui cheiro e é extremamente nutritivo para o solo e para as plantas, também servindo como repelente de alguns insetos e parasitas que causam danos às plantas.

 

AÇÕES SOCIAIS

a.         Campanha do Agasalho

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) recebe doações de roupas de inverno, de cama e sapatos, em bom estado, para repassar às famílias atendidas pelos serviços. A Campanha do Agasalho ocorre anualmente, no início do inverno. O Cras recebe doações durante todo o ano.

•           26 de junho, sábado, das 9h às 12h, na Rua Coberta em formato drive-thru.

•           3 de julho, sábado, das 9h às 12h, na Rua Coberta em formato drive-thru.

b.         Farmácia Solidária

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social recebe doações de medicamentos bem conservados e dentro do prazo de validade para utilizar no tratamento de saúde de pessoas, mediante prescrição médica. As doações de remédios ocorrem de forma permanente por meio das caixas coletoras que estão disponíveis em seis pontos públicos do Município. Os medicamentos não aprovados na triagem feita pela farmacêutica responsável são descartados corretamente.

•           Pontos de coleta: postos de saúde, Prefeitura de Nova Petrópolis, Câmara de Vereadores, Cras, Caps e Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.

c.         Coleta de tampas de garrafas (HNP)

O Hospital Nova Petrópolis recebe doações de tampas plásticas para angariação de recursos com a destinação correta desses materiais. O valor arrecadado é convertido para o hospital. As tampas de garrafas e de potes devem estar limpas e secas. O recolhimento ocorre diariamente, diretamente no HNP.

d.         Coleta de garrafas pet

A Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio aceita doações de garrafas pet para utilização na decoração natalina de Nova Petrópolis. São aceitas garrafas limpas e sem rótulo de todas as cores de 2l, 1,5l, 600ml e 500ml. De preferência, mantenha as tampas das garrafas.

•           Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, na Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, na Praça das Flores.

e.         Doe um livro, adote uma planta

A Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva promove anualmente na Semana do Meio Ambiente a troca de obras literárias por mudas de flores ou árvores. A ação conta com o apoio do Horto Municipal.

f.          Doações de alimentos

O Cras de Nova Petrópolis recebe a doação de alimentos, produtos de limpeza e de higiene durante o horário de expediente do serviço. Os itens são entregues para as famílias atendidas pelo centro, mediante avaliação social. Agende a entrega pelo fone (54) 3281-3811.

•           Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, no Cras, localizado na Av. 3 de Maio, 134 – Centro.

g.         Doação de móveis e eletrodomésticos

O Centro de Referência de Assistência Social não possui um espaço para armazenamento de doações de móveis e eletrodomésticos. A doação desses itens ocorre de maneira organizada, sendo combinado, com antecedência, a entrega e cessão com as partes. Entre em contato pelo fone (54) 3281-3811.

 

Outras Notícias