18/02/2016

Jornada Pedagógica motivou professores de Nova Petrópolis

Palestras sobre criatividade, diálogo e autoestima foram apresentadas no dia 17...

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto promoveu a Jornada Pedagógica 2016, na quarta-feira, dia 17 de fevereiro, no Plenarinho da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP). Aproximadamente 260 professores da rede de ensino de Nova Petrópolis participaram das atividades na parte da manhã. Os professores da rede municipal de ensino receberam capacitação na parte da tarde. Durante o evento, três palestrantes falaram sobre o papel e a importância do professor em sala de aula.

O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, participou da abertura do evento. Lelo desejou um ótimo ano letivo a todos os profissionais e lembrou das conquistas que a Adminstração Municipal alcançou na área da educação. “Os resultados são cada vez melhores. Nova Petrópolis tem se destacado nos índices de educação do Estado e temos certeza de que esta conquista compartilhamos com o esforço de todos vocês”, afirmou o prefeito Lelo, que finalizou declamando o soneto “Barcos de Papel”, de Guilherme de Almeida.

Após a abertura oficial da Jornada Pedagógica 2016, os professores receberam com aplausos o escritor e jornalista, Marcos Piangers. Com o título “Todo Mundo é Criativo”, Piangers trouxe uma apresentação repleta de inspirações e técnicas para desenvolver a criatividade. “Um professor criativo faz a diferença na sala de aula”, declarou Piangers. O escritor e jornalista sorteou três edições do livro “O Papai é Pop”, de sua autoria, entre os participantes. Evidências de sucesso com uma vida criativa e ações para conquistá-la foram apresentadas por Marcos Piangers.

A programação da Jornada Pedagógica 2016 foi retomada às 13h, com a palestra “O diálogo na relação pedagógica: reflexões a partir do cotidiano escolar”, ministrada por Nilda Stecanella, pós-doutorada pela Universidade de Londres, doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), e que, atualmente, leciona na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Finalizando a programação da Jornada Pedagógica, a psicanalista, Maira Ruppenthal Sornberger, apresentou a palestra “Como trabalhar a autoestima, ou melhor, como trabalhar a autoestima com o professor em sala de aula”.

“O objetivo da Jornada Pedagógica é preparar os professores para mais um ano de intenso trabalho. Em 2016 trouxemos inspirações e palestrantes que têm um diferencial que podem auxiliar o professor em sala de aula. Todos os temas das palestras oferecidas são extremamente importantes para que os professores se mantenham motivados a fazer um excelente trabalho”, ressaltou a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Rafaela Hansen Reisdoerfer. A secretária adjunta da pasta, Yedda Leão Michaelsen também participou do momento.