22/08/2013

Jardins Filtradores é tema de oficina do Festival da Primavera

Workshop será realizado dia 31 de agosto, na Floricultura Úrsula...

As atividades do Festival da Primavera – Frühlingsfest movimentam Nova Petrópolis. A terceira edição do evento mais colorido e perfumado da Serra Gaúcha ocorre de 11 a 20 de outubro, na Rua Coberta. Antes disso será realizada a primeira oficina aberta ao público. Jardins Filtradores é o tema do curso que ocorre no sábado, 31 de agosto, a partir das 09h, na Floricultura Úrsula. O investimento é de R$ 50 por pessoa e as inscrições podem ser feitas na Secretaria de Turismo.
“Todos sabemos que a problemática da água se torna cada dia mais séria. Diariamente nossos rios, nascentes, córregos estão mais poluídos. Sabemos também que grande parte desta contaminação se dá por meio da matéria orgânica oriunda de nossas residências. Pensando nisto, e com a consciência de que podemos devolver a água que utilizamos ao meio ambiente, sem degradá-lo, desenvolvemos esta oficina de jardins filtradores”, pontuou o paisagista e gestor ambiental, Maiquel Scherer, que irá ministrar o curso. O profissional tem em seu currículo a experiência de ter projetado e construído estas ETEs (Estações de Tratamento de Efluentes) em diferentes cidades, além de utilizar uma diariamente em sua residência.
Segundo Scherer, Jardins Filtradores são sistemas muito práticos e de fácil construção, que não necessitam de muito espaço físico e todos podem ter em casa. O processo, além de tratar todo o efluente gerado na residência, contribui para a preservação do meio ambiente e propicia a construção de um belo jardim, com diferentes formas, cores e texturas. “Todos estão convidados a aproveitar este momento único e descobrir como as plantas são ótimas opções para tratarmos, de forma prática e fácil, a água que usamos todos os dias, podendo reutilizá-la de diversas maneiras, como irrigação de jardim e limpeza de carros e calçadas. Esta é sua oportunidade de ajudar a melhorar o ambiente em que vivemos, diminuir os impactos que causamos nele e construir um belo jardim em sua casa”, finalizou.
Além da oficina sobre Jardins Filtradores serão oferecidos worshops sobre Jardinagem Ecológica; Gastronomia com Flores; Composição e Plantio de Vasos e Floreiras; Projeto de Desenvolvimento e Valorização de Jardins. No Festival da Primavera também será realizado um mini curso fotográfico, além da tradicional Parada das Flores, um desfile temático onde toda a beleza das flores é evidenciada, é outra atração da edição 2013 do evento.
O Festival da Primavera – Frühlingsfest contará com cerca de 35 expositores e ficará aberto ao público diariamente das 10h às 19h. Quem visitar o evento terá a oportunidade de adquirir diversos tipos de flores e artigos para jardim, além de poder conferir o trabalho de paisagistas, participar de oficinas e aproveitar uma diversificada gastronomia.
O Festival da Primavera é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Departamento de Paisagismo e Meio Ambiente da Associação Tchon Ji e expositores do evento. O festival conta ainda com o apoio da Universidade Feevale, EMATER, Banco do Brasil, Turm Vídeo, Mauro Stoffel e Foto Stoffel, além do patrocínio da Rossetto Equipamentos Fotográficos. Mais informações na Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, com Camila Kopper, pelo telefone (54) 3281-1222.