26/04/2013

Internet grátis na Praça das Flores de Nova Petrópolis

Prefeitura Municipal vai disponibilizar acesso wireless nos finais de semana...

A partir do próximo sábado, 27 de abril, será habilitada, em fase de testes, a rede Wi-Fi de internet na Praça das Flores. Quem passar pelo local vai poder conectar gratuitamente seus dispositivos eletrônicos à rede mundial de computadores. O acesso, que será ativado pelo Departamento de Informática da Prefeitura Municipal, será liberado aos sábados e domingos, sempre das 8h às 20h, em grande parte da Praça das Flores. A rede disponibilizada para a conexão será a mesma utilizada pela Prefeitura Municipal, que fica ociosa nos finais de semana.
A implantação de acesso grátis à internet em Nova Petrópolis é uma questão que começou a ser levantada ainda no ano de 2010. Na época, o então vereador Régis Hahn, atual prefeito de Nova Petrópolis, a vereadora Simone Michaelsen (PMDB) e Gerson Gebhardt, atual diretor do Departamento de Informática da Prefeitura de Nova Petrópolis, tentaram trazer para a cidade um modelo de conectividade com a internet semelhante ao implantado na cidade de Sapiranga, que aderiu ao projeto Cidade Digital, do governo federal.
“Na época, apresentamos o projeto que fomos buscar em Sapiranga, mas ele não foi aprovado na Câmara de Vereadores. O poder executivo também não apreciou a proposta”, relembrou a vereadora Simone Michaelsen. Ainda de acordo com a vereadora Simone, a disponibilização do sinal na Praça das Flores é o primeiro passo para melhorar o atendimento à população no que diz respeito ao acesso à internet em Nova Petrópolis.
Para o diretor do Departamento de Informática da Prefeitura, responsável pela ativação do sinal que vai cobrir a Praça das Flores, o acesso gratuito à internet vai proporcionar muitas vantagens a quem frequentar a praça, “Os turistas, por exemplo, poderão compartilhar imagens de Nova Petrópolis em suas redes sociais. Além disso, todos poderão utilizar os QR Codes para acessar os sites do município”, disse.
Outra ação da Prefeitura de Nova Petrópolis foi o envio da proposta no programa “Cidades Digitais”, do Ministério das Comunicações, no início do mês de abril. O programa, além de fornecer acesso público à internet em praças, rodoviária e outros espaços, também prevê a conexão dos órgãos públicos, implantação de aplicativos de gestão para os setores financeiro, tributário de saúde e educação e promove o acesso da população aos serviços de governo eletrônico.
A navegação na Praça das Flores será liberada a uma velocidade de 500kb em um primeiro momento. A tendência é ampliar a taxa de bits de navegação com o tempo, e levar o acesso gratuito a outros pontos turísticos de Nova Petrópolis, como o Parque do Imigrante e a Torre de Informações.