26/10/2022

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Iniciada a obra de pavimentação asfáltica da Rua Vicente Prieto

Ato de início dos serviços ocorreu na manhã desta quarta-feira

Um ato simbólico realizado na manhã desta quarta-feira, 26 de outubro, marcou o início oficial dos serviços de pavimentação asfáltica da Rua Vicente Prieto, do Pinhal Alto até o limite com o Município de Picada Café. A obra de 2,54 quilômetros conta com investimento de R$ R$ 3.998.649,87, divididos entre o Estado e o Município.

Autoridades do Estado e dos municípios de Nova Petrópolis e Picada Café acompanharam o ato, realizado no acesso à localidade de Santa Inês. Entre os presentes, o prefeito Jorge Darlei Wolf, o vice-prefeito Martim Wissmann, e o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Mallmann. Esteve presente também o ex-secretário estadual de Articulação e Apoio aos Municípios e deputado federal eleito pelo Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Busato.

Em sua fala, o prefeito Jorge Darlei Wolf destacou a importância dos investimentos do Estado, bem como a competência na elaboração dos projetos por parte do Município. A pavimentação da Rua Vicente Prieto faz parte do “Programa Pavimenta”, lançado pelo Governo do Estado em 2021, integrando o Programa Avançar RS. “Quando o governo lançou o Programa Pavimenta, Nova Petrópolis foi o primeiro município do Estado a inscrever um projeto”, destacou o prefeito.

Darlei enfatizou ainda a importância da obra para o contexto regional, especialmente para o Município de Picada Café. “A Rua Vicente Prieto é uma via intermunicipal e lá em Picada Café ela também está sendo asfaltada com recursos do Programa Pavimenta”.

O Município de Picada Café esteve representado no ato pelo prefeito em exercício Marcos Mallmann; pela presidente da Câmara de Vereadores, Adriane Marconi Mielke, e pelos vereadores Karin Spier e Eloir Bauer.

“É uma obra que leva desenvolvimento ao interior e à região como um todo. E, dessa mesma forma, ocorre em mais de 400 cidades gaúchas, que receberam recursos do Programa Avançar e deram as suas contrapartidas”, observou o ex-secretário Luiz Carlos Busato. Já o secretário Rafael Mallmann lembrou que o Programa Avançar está distribuindo cerca de R$ 6 bilhões em recursos. “É um programa pensado para atender às reais necessidades dos municípios gaúchos”.

O início das obras também foi acompanhado pelos secretários municipais Bruno Seger, da Administração; Cristhie Lenz, de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação; Jorge Luiz Lüdke, de Agricultura e Meio Ambiente; João Carlos da Silva, de Obras e Serviços Públicos; e Rodrigo Santos, de Turismo, Indústria e Comércio.

O Poder Legislativo Municipal esteve representado pelo presidente Alexandre da Silva e pelos vereadores Kátia Regina Zummach e Carlos Antonio Simon.

Representando a localidade de Pinhal Alto, o presidente da Associação de Moradores, Laurício Seger, e o presidente da Comunidade Católica, Roque Dionísio Wickert. O morador Paulo Renésio Schaefer, da localidade de Santa Inês, participou da assinatura do termo de início de obras como testemunha.

De acordo com a Secretaria de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, nos próximos meses a Rua Vicente Prieto poderá estar com o trânsito parcialmente interrompido em função das obras.

Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP