29/10/2015

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Inicia instalação do sistema de esgoto na Escola Dona Ignez

Fossa e filtro foram instalados nesta terça-feira, 27 de outubro...

O secretário Municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, Hermann Deppe e o secretário adjunto da pasta, Fábio Müller acompanharam a instalação da fossa séptica e do filtro anaeróbio na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Ignez Cecchini Deppe, na tarde desta terça-feira, dia 27 de outubro.

A próxima etapa constitui-se na construção das valas de infiltração para dispersão da matéria no solo. Desta forma, o Poder Público Municipal solucionará o sistema de esgoto do educandário.

O investimento da Prefeitura na etapa de instalação do sistema de esgoto realizada terça-feira foi de R$ 10.280,00, valor pago com recursos próprios. A empresa fornecedora da fossa séptica, do filtro anaeróbio, das calhas vertedoras e da chaminé foi a MMC Artefatos em Cimentos, de Gravataí.

“A necessidade da obra foi constatada após a utilização da escola, visto que os efluentes começaram a aflorar no terreno abaixo. Em vistoria no local, constatou-se que a fossa séptica e filtro anaeróbio instalados eram subdimensionados e estavam colocados a um nível muito alto em relação à tubulação, reduzindo o volume e a eficiência do tratamento de esgoto”, explicou o secretário de Planejamento, Hermann Deppe.

A Escola Municipal de Educação Infantil Professora Ignez Cecchini Deppe foi inaugurada em 28 de dezembro de 2012. No entanto, após a inauguração do educandário, diversas reformas foram realizadas pela Prefeitura Municipal, como pinturas de salas de aula, consertos de móveis e de brinquedos do parquinho, além da instalação do sistema de exaustão da cozinha, que foi entregue incompleto. Também foram compradas cubas para a cozinha e torneiras de metal para os banheiros. O projeto da escola de educação infantil foi fornecido pelo Ministério da Educação e Cultura, sendo padrão para todo o país, motivo pelo qual tornou-se inviável o uso do refeitório durante o inverno por ser em área aberta. Para adaptar o projeto à região, tornou-se necessário o fechamento do refeitório com vidro. Esta obra custou R$ 119.823,17.

Além disso, o Poder Público também deve investir na reforma do telhado. Após auditoria, a ser contratada pelo Município, poderá ser avaliado o custo total dos retrabalhos necessários por problemas de execução da obra da Escola Professora Ignez Cecchini Deppe.