19/12/2014

Secretaria de Administração

Índice de Desenvolvimento Socioeconômico de Nova Petrópolis é destaque no RS

Município alcançou 10° lugar no Idese das cidades que têm entre 5 e 20 mil habitantes...

O Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) 2012 foi divulgado pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) na última quarta-feira, dia 17 de dezembro. Nova Petrópolis é destaque com 10° lugar no Idese das cidades que têm entre 5 e 20 mil habitantes e a 47ª posição no ranking geral.

O Idese avalia indicadores relacionados à Educação, Saúde e Renda. O resultado apresentado a partir da união deles é o que forma o Idese. Tal indicador é muito próximo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), embora avalie itens a mais e também tenha uma periodicidade anual. São os critérios avaliados no Idese que traduzem o quanto cada cidade está desenvolvida, em uma escala de zero a um.

Nova Petrópolis é destaque no Idese 2012, com o 47° lugar no ranking geral e 10° no Idese das cidades que têm entre 5 e 20 mil habitantes, ficando com 0,801. Em 2010, era a 13ª colocada nesse ranking e em 2011, a 11ª, com índices de 0,767 e 0,790, respectivamente.

No quesito Educação, Nova Petrópolis é a 7ª colocada em todo o Estado do Rio Grande do Sul (0,816). Em 2010, era o 24° colocado (0,767) e em 2011, o 8° (0,804). Segundo o prefeito Regis Luiz Hahn, as boas colocações são resultado do trabalho feito ao longo de muitos anos.

“Estamos fazendo a nossa parte, ampliando os investimentos em Educação. Para 2015, por exemplo, já temos quase 30% do orçamento comprometido com essa área, sendo que a média é de 25%. Estar bem colocado no Idese é motivo de orgulho”, destaca o prefeito Regis Luiz Hahn.

O prefeito também destacou o aumento significativo que Nova Petrópolis obteve em todos os resultados do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica nas escolas municipais. “Já superamos as metas previstas para 2021. Inclusive, no dia 16 de dezembro, na Assembleia Legislativa do RS, recebemos um prêmio pelo excepcional desempenho que tivemos na Educação com o Troféu Educacional Leonel de Moura Brizola. As Escolas Otto Hoffmann, Luiz Loeser e Bom Pastor foram premiadas”, acrescentou.

O Índice de Desenvolvimento Econômico (Idese) do Rio Grande do Sul cresceu 2,4% desde 2010 (1,2% ao ano no período 2010-2012). Em 2011, o Idese do Estado era de 0,736 e, em 2012, de 0,744. Outros municípios da região também apresentaram bons resultados. No ranking geral entre as 100 melhores estão Ivoti, Picada Café, Dois Irmãos, Harmonia, Tupandi, Nova Petrópolis, Salvador do Sul, São Vendelino, São José do Sul, Gramado e Linha Nova.

O objetivo do Idese é avaliar e acompanhar a evolução dos indicadores socioeconômicos dos municípios gaúchos, bem como fornecer informações para o desenho de políticas públicas específicas de acordo com as necessidades individuais.