29/05/2023

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Inaugurados os espaços esportivos da Praça Maria Hertel

Estrutura foi entregue na tarde de domingo e totaliza 4.729,56 metros quadrados

Ocorreu na tarde desse domingo, 28 de abril, a inauguração dos espaços esportivos da Praça Maria Hertel, no Centro de Nova Petrópolis. Autoridades, comunidade e imprensa acompanharam a cerimônia de entrega oficial da nova estrutura, construída com recursos do Governo do Estado e do Município, totalizando investimento de R$ 892.072,23 em uma área de 4.729,56 metros quadrados.

De acordo com o prefeito Jorge Darlei Wolf, os novos espaços esportivos são fruto de uma valiosa contribuição dada por um grupo de mães do movimento “Brinca Nova Petrópolis”, que encaminhou um pré-projeto com sugestões de melhorias no dia 25 de agosto de 2021. Da mesma forma, as obras contaram com a decisiva participação do Governo do Estado, que aportou R$ 600 mil para o projeto através do programa “Avançar no Esporte”. O Município ofereceu contrapartida de R$ 292.072,23.

“Esta foi a primeira grande obra totalmente realizada por esta gestão, desde o momento em que foi idealizada, passando pela captação de recursos, licitação, execução e inauguração. Tudo isso graças a esta belíssima união de esforços que aqui tivemos”, destacou o prefeito em seu discurso.

Além do prefeito Jorge Darlei Wolf, a cerimônia contou com pronunciamentos da secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal, que enfatizou o envolvimento da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, bem como da equipe do Desporto Municipal. “Nossa vitória é a entrega deste espaço lindo para a comunidade”, afirmou.

A presidente da Câmara de Vereadores, Kátia Regina Zummach, destacou a participação das mães do movimento “Brinca Nova Petrópolis”, chamando algumas delas à frente para participar do cerimonial. Gicele Maria Poerschke Sobral falou em nome das mães, e enfatizou a importância dos novos espaços para as famílias e principalmente para as crianças.

O pastor Elton Rein, da Igreja Cristianismo Dedicado, fez a bênção do espaço em nome da Equipe Ecumênica de Nova Petrópolis. Em sua mensagem religiosa, o pastor recuperou a história da família de Maria Hertel, homenageada com o nome da praça.

Além da recuperação da praça e da construção de novos espaços esportivos, o local recebeu banheiros novos, calçadas, equipamentos como bancos e área para brinquedos infantis. Na área de brinquedos infantis da Praça Maria Hertel, o Município realizou um investimento extra, no valor de R$ 29.690,00, para a instalação de um conjunto no modelo “play ground”.

A inauguração dos espaços esportivos da Praça Maria Hertel ocorreu no dia 28 de maio, data instituída como o Dia Mundial do Brincar. Em Nova Petrópolis, a Semana Municipal do Brincar foi estabelecida pela Lei Municipal 5.197, de autoria da vereadora Kátia Regina Zummach. Para marcar a data, além dos novos espaços esportivos da praça, nesta tarde, as crianças puderam usufruir de uma série de brinquedos infláveis.

Crédito das fotos: Francis Limberger/Comunicação PMNP