27/06/2023

Secretaria de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação

Iluminação LED transforma avenidas de Nova Petrópolis

Cinco vias receberam as novas lâmpadas, em um investimento de R$ 750.093,40

A instalação de lâmpadas de LED transformou significativamente o serviço de iluminação pública em cinco importantes vias de Nova Petrópolis. O investimento, que totalizou R$ 750.093,40, foi realizado nas avenidas Germânia (Vila Germânia) das Araucárias (Vale Verde), 15 de Novembro e Pe. Affonso Theobald (Centro/Logradouro/Juriti) e a Rua Vicente Prieto (entre Linha Imperial e Pinhal Alto). Entre os resultados alcançados com a substituição dos equipamentos, além da estética, estão a maior segurança, principalmente no trânsito.

“Através das imagens aéreas noturnas podemos ter uma noção mais exata da diferença que a iluminação LED proporciona. E as vantagens não se resumem só à uma melhor iluminação. São equipamentos que duram mais e gastam menos energia. Ou seja, geram muita economia de recursos públicos”, destaca o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf.

A modernização do sistema de iluminação pública, através da instalação de lâmpadas de LED, foi iniciada em maio e concluída em junho. O valor investido, de R$ 750.093,40, envolve a aquisição de todo o material necessário para a substituição, como as 480 luminárias de LED com potência de 90W e de 150W, além dos 500 relés fotoeletrônicos instalados, e dos 458 braços para fixação nos postes em que os equipamentos serão colocados.

Os recursos financeiros utilizados para realizar a substituição da iluminação comum pelo sistema LED, são oriundos da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública, no total de R$ 257.469,40, e de R$ 492. 624,00 de fundos próprios do Município.

Crédito das fotos: Cid Guedes Imagens