20/05/2013

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Igreja de Nove Colônias receberá melhorias

Moradores da localidade foram a favor da proposta de restauração do templo...

Às 15h do último sábado, (19) foi realizada uma assembleia na Sociedade de Nove Colônias. O intuito do encontro, que reuniu cerca de 60 pessoas, entre membros da Prefeitura de Nova Petrópolis, Conselho Municipal de Cultura, Congregação Evangélica Luterana da Paz, e moradores da localidade de Nove Colônias, era definir o destino da Igreja da Congregação, interditada desde o dia 28 de março. Na ocasião, a comunidade concordou com a proposta de restauro da igreja, de grande valor cultural, uma vez que foi construída em técnica enxaimel.
As assessoras de Arquitetura da Prefeitura Municipal, Karen Brakemeier, e Anemarie Drechsler, juntamente com secretária adjunta da Cultura, e membro do Conselho Municipal de Cultura, Yedda Michaelsen, a diretora de Cultura, Gabriela Raymundo, e a diretora de Projetos, Débora Wissmann, apresentaram laudos de vistoria do templo, informaram sobre a importância cultural da mesma e deixaram clara a intenção do poder público em restaurar a igreja. Após os esclarecimentos, a comunidade decidiu aceitar e prestar auxílio na a restauração da igreja.
De acordo com a assessora de Arquitetura, Karen Brakemeier, a primeira medida é desinterditar o templo, “A igreja não corre risco de desabamento. Só precisamos de pequenas reformas, uma revisão na parte elétrica, colocação de extintores de incêndio e placas de saída para que a igreja possa voltar a ser utilizada”, afirmou.
Segundo a secretária adjunta da Cultura, Yedda Michaelsen, o resultado da assembleia foi muito bom, “Saio daqui muito satisfeita. Lutamos para conseguir que essa igreja, que é um verdadeiro tesouro cultural de Nova Petrópolis, seja recuperada”, explicou Yedda, que não escondeu o entusiasmo com o resultado positivo obtido na reunião.
“A conversa de hoje foi esclarecedora. Ouvimos que a igreja não corre o risco de cair. Todos nós queremos que a igreja seja restaurada, vamos ajudar com o que pudermos para isso”, afirmou o presidente da Congregação Evangélica Luterana da Paz de Nove Colônias, Valdir Jahnel.
O projeto de restauração da Igreja de Nove Colônias, que está passando por uma atualização, será enviado ao Pró Cultura RS (LIC), com grande expectativa de aprovação. De acordo com o projeto de 2011, seriam necessários pelo menos R$ 350 mil para a reforma completa do templo.