12/06/2013

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Igreja de Nove Colônias passa por reformas

Igreja deve ser desinterditada até o dia 25 de julho deste ano...

A secretária adjunta de Educação e Cultura de Nova Petrópolis, Yedda Michaelsen, e a diretora do Setor de Projetos, Débora Wissmann Ronconi, reuniram-se na noite de terça-feira, (11) com membros da comunidade de Nove Colônias, para discutir o andamento das reformas da Igreja da localidade. Na reunião, realizada na Sociedade de Nove Colônias.
O Conselho Municipal de Cultura julgou prioritária a solicitação da Congregação Evangélica Luterana da Paz de Nove Colônias, referente à concessão de auxílio de imóvel constante no inventário de conhecimento. As adequações no templo são uma parceria entre Conselho Municipal de Cultura, Prefeitura Municipal e comunidade de Nove Colônias.
O principal assunto da reunião, que contou com a presença do presidente da Congregação Evangélica Luterana da Paz de Nove Colônias, Valdir Jahnel, além do presidente da Associação Cultural e Esportiva Alegria, Éder Weber, foram as primeiras melhorias feitas na igreja. Obras de drenagem do templo, bem como a troca de telhas, limpeza da torre e reformas na fundação da igreja já estão concluídas.
“O trabalho está sendo feito. A Prefeitura se comprometeu a reformar nossa igreja e está cumprindo com a promessa”, afirmou o presidente da Congregação Evangélica Luterana da Paz de Nove Colônias, Valdir Jahnel, que ressaltou a constante presença da arquiteta da Prefeitura Municipal, Karin Brakemeier, durante as obras no templo.
De acordo com o presidente da Associação Cultural e Esportiva Alegria de Nove Colônias, Éder Weber, o trabalho conjunto entre poder público e comunidade merece destaque, “Estamos satisfeitos com o que foi feito por nosso templo. A comunidade está colaborando com a Prefeitura Municipal nas reformas, isso gera um resultado rápido e bastante positivo”, destacou.
Para a secretária adjunta de Educação e Cultura, Yedda Michaelsen, à cada novo encontro com os moradores de Nove Colônias, novos aspectos são debatidos, "Estamos evoluindo a passos largos na questão da reforma da Igreja. A comunidade sempre nos recebe bem, temos uma abertura para debater sobre todos os pontos e tudo é decidido em conjunto. Essa parceria está fazendo toda a diferença", ressalta.
Ainda esta semana toda a parte elétrica da igreja deve ser consertada. Além disso, o templo vai receber extintores de incêndio e placas de emergência. A previsão é de que a igreja esteja liberada para a realização de cerimônias até o dia 25 de julho, data em que a comunidade de Nove Colônias realiza sua tradicional Festa do Colono.