20/12/2021

IBGE divulga 24 vagas para recenseador e agente censitário em Nova Petrópolis

Informações podem ser adquiridas com o órgão pelo telefone (54)98133.6416

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) está com processo seletivo simplificado para as funções de recenseador, agente censitário municipal e supervisor para atuação em Nova Petrópolis durante o censo de 2022. As inscrições devem ser realizadas pelo site https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21. São 21 vagas para recenseador, uma para ACM (agente censitário municipal) e 2 vagas para ACS (agente censitário supervisor). Os interessados devem realizar o processo até o dia 29 de dezembro. As provas de seleção serão aplicadas no dia 27 de março de 2022, de forma presencial, com local a definir em Nova Petrópolis. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (54) 3223 8989 e pelo WhatsApp (54) 98133 6416.

Uma equipe do IBGE reuniu-se com os secretários da Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann; Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal; e da Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Luiz Lüdke, na Prefeitura de Nova Petrópolis no dia 17 de dezembro. Durante o encontro os representantes do Instituto detalharam as oportunidades de trabalho.

Os recenseadores são os profissionais que visitarão as casas, entrevistando os moradores. Eles serão remunerados por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. O contrato é de três meses, podendo ser renovado, e a carga horária trabalhada é variável, sendo o tempo mínimo de 25 horas semanais. Para ilustrar o valor da remuneração, o IBGE disponibiliza um simulador, em seu site, para que os interessados possam estimar quanto irão receber.

Já as seleções para ACM e ACS ocorrem da mesma forma. Os mais bem classificados ocuparão a vaga de ACM, que será o responsável pela coordenação da coleta do Censo 2022 na cidade. Já os demais classificados ficam como ACS, que supervisiona as equipes de recenseadores. O contrato é de cinco meses, podendo ser renovado, com carga horária média de 40 horas semanais. A remuneração para ACM é de R$2.100,00 e para ACS é de R$1.700,00 com auxílios alimentação, transporte e pré-escola, férias e 13º salário proporcionais, de acordo com a legislação em vigor e o estabelecido no edital.

As inscrições devem ser realizadas pelo site https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21, na opção “Processo Seletivo Simplificado para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE”. Escolha o cargo para o qual deseja se candidatar e após clique no botão “inscreva-se”. Para recenseador é exigido ensino fundamental completo como grau de instrução, e para ACM e ACS é necessário ter ensino médio completo.

A inscrição tem o valor de R$57,50 para cargos de recenseador e R$60,50 para agente censitário municipal e supervisor. Todo o processo de seleção é de responsabilidade do IBGE, sendo este o órgão detentor de todas as informações referente as vagas e ao censo.

Crédito da Foto: Ana Paula Backes | Comunicação PMNP